Carregando...

Ao fazer a homilia na tradicional missa – realizada no Santuário Bom Pastor – e dedicada a São João Batista e ao aniversário de 136 anos de emancipação política de Cariacica, o arcebispo metropolitano de Vitória, Dom Ângelo Ademir Mezzari, explicou que com diálogo e união o futuro da cidade continua sendo construído para dar aos jovens e a população em geral uma vida mais saudável, segura e digna. Dom Ângelo citou exatamente duas palavras que o prefeito Euclério Sampaio (MDB) tinha como mantra na campanha eleitoral de 2021, quando foi eleito pela primeira vez para governar o município. E o líder político manteve e mantém esse mantra nos dias atuais:

“Este é o lema de minha gestão: governar com diálogo e união. Quem quer participar, Cariacica está de portas abertas. Infelizmente, existem algumas pessoas que só aparecem no ano de eleição, mas estamos trabalhando. Hoje, o povo tem orgulho de dizer que mora em Cariacica. O sentimento de pertencimento aflorou no nosso povo. Cariacica hoje, em todos os pontos, concorre com qualquer grande cidade da Grande Vitória. Inclusive, está se tornando a segunda maior cidade em desenvolvimento e a segunda em distribuição de ICMS do Estado. Isso é trabalho de parceria com o Governo do Estado, da nossa equipe de governo e, acima de tudo, Deus”, frisou Euclério Sampaio.

As comemorações pelos 136 anos de Cariacica foram marcadas pelo anúncio de quase R$ 50  milhões em investimentos para o município. Durante o tradicional desfile cívico-militar realizado nesta terça-feira (24/06), na Avenida Expedito Garcia, em Campo Grande, o prefeito Euclério Sampaio e o governador Ricardo Ferraço oficializaram a assinatura de convênios e repasses que somam R$ 49.911.703,06 para obras nas áreas de educação e infraestrutura urbana. Nos últimos cinco anos e seis meses, Cariacica já recebeu cerca de R$ 2,5 bilhões em investimentos distribuídos em mais de 260 ações por parte do Governo do Estado.

Os investimentos anunciados contemplam a reforma da EMEF Valdici Alves Baier, a construção da nova sede da EMEF João Pedro da Silva, a construção da EMEF Virgílio Francisco Schwab, a reforma e ampliação da EMEF Rosa Maria Reis e a execução de obras de drenagem e pavimentação em 25 ruas dos bairros Piranema e Novo Horizonte.

“Celebrar os 136 anos de Cariacica com a confirmação de investimentos tão importantes é motivo de orgulho para todos nós. São recursos que vão fortalecer a educação, levar mais infraestrutura para os bairros e garantir mais qualidade de vida para a população. Esse é o resultado de muito trabalho e de uma parceria sólida com o Governo do Estado”, destacou Euclério Sampaio.

Ricardo Ferraço ressaltou que os investimentos representam mais desenvolvimento e oportunidades para os moradores do município:

“Cariacica vive um dos melhores momentos de sua história. Estamos anunciando obras estruturantes que vão impactar diretamente a vida das pessoas, melhorando escolas, ruas e espaços públicos. É uma parceria que gera resultados e transforma realidades. Cariacica tem uma linda história construída por gente trabalhadora e empreendedora. É uma cidade que vem se transformando ao longo dos últimos anos e que contou com importantes investimentos do Governo do Estado. Quero dizer ao prefeito Euclério Sampaio e à população que podem continuar contando conosco. Enquanto eu estiver à frente do Governo do Estado, Cariacica seguirá recebendo investimentos e obras que ajudam a melhorar a vida das pessoas. Estamos trabalhando para entregar à cidade tudo aquilo que ela precisa e merece”, afirmou Ricardo Ferraço.

A programação teve início com uma missa em ação de graças no Santuário Bom Pastor, reunindo autoridades, lideranças religiosas e moradores. Na sequência, moradores acompanharam o desfile cívico-militar, realizado tradicionalmente no dia 24 de junho, feriado municipal em comemoração ao aniversário de Cariacica e ao Dia de São João Batista.

Com o tema “Cariacica: Nossa Terra, Nossa História, Nossa Gente”, o desfile foi dividido em três eixos temáticos que retrataram o patrimônio natural do município, os principais momentos de sua formação histórica e a contribuição da população para o crescimento da cidade. Estudantes, forças de segurança, instituições e representantes da sociedade civil participaram das apresentações ao longo da principal avenida do município.

Entre os moradores que acompanharam o desfile estava Felipe Coelho, do bairro Alto Lage. Participando pela primeira vez do evento, ele levou a família para prestigiar as comemorações.

“Sempre ouvi falar do desfile, mas nunca tinha vindo. Trouxe minha família e foi uma experiência muito especial. É bonito ver a história da cidade sendo contada”, disse.

Moradora do bairro Presidente Médici, Suely Rosa Pereira dos Santos também fez questão de acompanhar a celebração. Ela afirmou que o desfile é um dos momentos mais importantes do calendário da cidade.

“Eu amo morar em Cariacica. É uma cidade acolhedora e que está crescendo cada vez mais. Ver tantas famílias reunidas e acompanhar notícias positivas para o município deixa a gente muito feliz”, destacou.

Investimentos anunciados

– Reforma da EMEF Valdici Alves Baier: R$ 2.754.722,50
– Construção da nova sede da EMEF João Pedro da Silva: R$ 8.703.447,50
– Construção da EMEF Virgílio Francisco Schwab: R$ 10.562.525,00
– Obras de drenagem e pavimentação de 25 ruas nos bairros Piranema e Novo Horizonte: R$ 13.349.832,42
– Reforma e ampliação da EMEF Rosa Maria Reis: R$ 14.541.175,64

Total de investimentos: R$ 49.911.703,06.