Levantamento do Governo do Estado aponta cerca de R$ 2,5 bilhões em investimentos distribuídos em mais de 260 ações nos últimos cinco anos e seis meses no município de Cariacica, que na quarta-feira (24/06) comemora 136 anos de emancipação política. São investimentos iniciados em 2021, no primeiro ano do primeiro mandato do prefeito Euclério Sampaio (MDB). Cariacica é um dos municípios mais estratégicos do Espírito Santo e os números evidenciam um amplo ciclo de investimentos que vem transformando a infraestrutura, a mobilidade urbana, a saúde, a educação e a segurança pública do município.
Um dos compromissos do então deputado estadual Euclério Sampaio, ao se candidatar para o cargo de prefeito de Cariacica em 2020, foi o de unir toda a sociedade em torno do crescimento econômico e social de Cariacica. Um dos parceiros nessa transformação foi justamente o Governo do Estado, por meio do então governador Renato Casagrande (PSB), que, em 2021, estava no terceiro ano de seu segundo mandato à frente do Executivo capixaba.
Casagrande investiu maciçamente na cidade e seu sucessor, Ricardo Ferraço (MDB), prossegue na mesma toada, consolidando Cariacica como um dos principais polos de desenvolvimento capixaba. Casagrande renunciou ao cargo em abril de 2026 para disputar uma vaga ao Senado nas eleições deste ano e Ricardo é pré-candidato à reeleição ao Palácio Anchieta.
Para o secretário-chefe da Casa Civil, Júnior Abreu, os investimentos refletem o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento da cidade e a melhoria da qualidade de vida da população.
“Cariacica vive um momento histórico de transformação. São investimentos que chegam a todas as regiões do município. O trabalho realizado pelo Governo do Estado tem contribuído diretamente para o desenvolvimento da cidade e para a construção de um futuro cada vez melhor para os cariaciquenses”, destacou Júnior Abreu.
Um dos destaques apontados pelo chefe da Casa Civil está na educação, em que escolas estaduais e municipais receberam reformas, ampliações e novas estruturas, incluindo Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Exemplo disso ocorreu na noite de segunda-feira (22/06), quando os moradores de Cruzeiro do Sul receberem algo muito esperado.
Após reconstrução, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seme), entregou a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Nilton Gomes completamente reestruturada para a comunidade escolar. Além disso, a noite ainda contou com mais uma ordem de serviço. O prefeito Euclério Sampaio anunciou a reforma da Emef Rosa da Penha e destacou a parceria com o Governo Estadual:
“Algumas pessoas, que não querem o bem da cidade, espalharam fake news de que eu tinha fechado a escola. Na verdade, alocamos os alunos em outro local para que pudéssemos construir uma escola que permita oferecer mais conforto, mais dignidade aos nossos alunos e aos profissionais da educação. Fizemos toda transformação na cidade com apoio de Renato Casagrande e Ricardo Ferraço. E o resultado é que temos uma cidade caminhando a passos largos para o progresso. Vamos em frente, pois, o que está dando certo, tem que continuar”, frisou Euclério.
Outro destaque apontado pelo secretário Júnior Abreu está a implantação da passagem em dois níveis [Viaduto Dona Rosa] na Avenida Mário Gurgel, com investimento superior a R$ 48 milhões, melhorando significativamente o trânsito em uma das principais vias que cortam a cidade. Outro marco foi a revitalização da Orla de Porto de Santana, que recebeu R$ 20 milhões em investimentos, ampliando os espaços de convivência e valorizando a região.
Também em parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura, as obras do segundo viaduto na Avenida Mário Gurgel e mergulhão, no Trevo de Alto Lage, seguem em ritmo acelerado. A Secretaria Municipal de Obras (Semob) já iniciou o processo de fresagem de asfalto, na Rodovia Governador José Henrique Sette, que liga à avenida.
O conjunto de intervenções vai garantir mais fluidez, segurança e conforto para motoristas, ciclistas e pedestres, com prazo estimado de 720 dias para conclusão. O novo mergulhão será rebaixado em oito metros, com altura útil de 5,60 metros. O ‘Viaduto 1’ terá 20 metros de extensão e sete metros de altura útil, enquanto o ‘Viaduto 2’ contará com 22 metros de extensão e seis metros de altura útil.
O município também recebeu importantes obras de drenagem, pavimentação e contenção de encostas. Somente em Porto de Santana foram destinados mais de R$ 27 milhões para intervenções que garantem mais segurança aos moradores.
Na saúde, o principal destaque é a construção do Hospital Geral de Cariacica, além de investimentos na ampliação da rede de atendimento. A segurança pública também avançou com a construção do Centro Integrado de Perícia Técnico-Científica, melhorias em unidades policiais e reforço do efetivo das forças de segurança. No esporte e lazer, foram entregues quadras, campos de futebol e academias populares em diferentes bairros.
“Cariacica é hoje uma das cidades que mais recebem investimentos do Governo do Estado. As obras entregues e os projetos em andamento demonstram o compromisso da gestão do governador Ricardo Ferraço em promover desenvolvimento, gerar oportunidades e melhorar a vida das pessoas”, afirmou Júnior Abreu.
As obras entregues e os projetos em andamento demonstram o esforço conjunto entre o governador Ricardo Ferraço e o prefeito Euclério Sampaio para promover desenvolvimento econômico, inclusão social e mais qualidade de vida para os cariaciquenses.