Investimentos milionários na tecnologia de ponta e em ações sociais – com foco na redução da desigualdade –; reforço do efetivo policial, com a realização de concursos públicos; combate eficaz aos crimes contra a vida, patrimônio, tráfico de drogas e armas e às organizações criminosas. Essas são algumas das ações do Programa Estado Presente em Defesa da Vida que levaram a segurança pública a liderar o ranking dos serviços públicos oferecidos aos turistas que visitaram o Espírito Santo durante o Carnaval de 2025. Pelo menos 98,6% dos entrevistados aprovaram a atuação das forças policiais capixabas tanto nas Grande Vitória, quanto nos balneários e na região de montanhas.
O resultado é da pesquisa feita pela Leal-M Opinião e Mercado, a pedido da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), por meio do Observatório do Turismo. A pesquisa identifica o perfil dos turistas que escolheram o Espírito Santo como destino durante o Carnaval deste ano. A coleta de dados foi realizada entre os dias 1º e 4 de março e 1.660 pessoas foram entrevistadas, em 16 municípios estratégicos, abrangendo seis regiões turísticas e mais de 40 atrativos e pontos turísticos.
O item segurança pública levou nota 47,5% (ótima), 42,8% (bom) e 8,3% (regular). A soma chegou ao índice de 98,6%. Apenas 0,4% dos entrevistados considerou ruim e 1% péssima. Em 2023, uma outra pesquisa feita pela Setur também indicou que 91% dos milhares de turistas que visitaram o Espírito Santo no verão 2022/2023 apontaram a segurança pública como um dos fatores mais importantes para a sua satisfação durante a permanência em solo capixaba.
Dentre os demais serviços públicos avaliados, a limpeza urbana, realizada pelas Prefeituras, ficou com segunda melhor nota: 95,9%. A sinalização turística rodoviária obteve 95,2%. Em relação aos serviços privados feitos por restaurantes, quiosques e bares, a gastronomia somou 98,7%, enquanto os serviços oferecidos por taxistas e motoristas de aplicativos alcançaram o índice de 83,2%. E pelo menos 92% dos turistas aprovaram o Carnaval capixaba.
O secretário de Estado do Turismo, Victor Coelho, comentou sobre a importância desse estudo para o planejamento de ações turísticas no Estado. “Esses dados são essenciais para entendermos o perfil do nosso visitante e aprimorarmos ainda mais a experiência turística no Estado. Os atrativos naturais capixabas encantam e continuam sendo os grandes diferenciais do nosso destino. Por isso, a Setur segue empenhada em fortalecer o turismo local e as políticas públicas voltadas para o setor”, afirmou o secretário.
Victor Coelho frisou ainda que, com um índice de recomendação de 98,3%, a pesquisa revelou que os turistas que visitaram o Espírito Santo durante o Carnaval estão satisfeitos com a experiência e indicariam o Espírito Santo como destino para outras pessoas.
Confira os resultados da pesquisa
O estudo entrevistou 1.660 turistas e destaca os principais aspectos como o perfil socioeconômico dos visitantes, os critérios de organização da viagem, os gastos no destino, a percepção sobre a experiência turística em terras capixabas e os fatores que influenciaram na escolha, entre outros.
Sobre o local de origem dos turistas, o levantamento mostrou que os turistas vieram dos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, com 29,9% e 13,1%, respectivamente. Enquanto 2,2% vieram de São Paulo e da Bahia, 1,4%. Já a maioria, sendo 51,3% do total, foi composta por capixabas. Em relação à renda familiar, a maior parte dos turistas (33,7%) tem uma renda que varia entre 2 a 5 salários-mínimos, enquanto 23,7%, entre 5 e 10 salários-mínimos. Além disso, os dados também revelam que a faixa etária predominante entre os turistas que visitaram o Espírito Santo durante o Carnaval de 2025, foi a de 31 a 40 anos, com 27,7% das respostas.
O principal motivo para a viagem dos turistas foi o lazer, com 89,6% dos entrevistados afirmando que vieram ao Espírito Santo para curtir o feriado. A pesquisa também revela que os atrativos naturais do estado são o principal fator decisivo para a escolha, com 46,5% dos turistas destacando esse ponto ao escolher o destino. A programação carnavalesca, por sua vez, influenciou 12,6% dos visitantes.
No que diz respeito à hospedagem, as pousadas e hotéis foram as opções mais procuradas, com 31,3% dos turistas escolhendo essas alternativas. O gasto médio diário por turista no Carnaval de 2025 foi de R$ 242,03, sendo que Conceição da Barra registrou o maior valor médio, com R$ 349,05 por visitante.
A satisfação dos turistas com sua experiência no Espírito Santo foi expressivamente positiva. De acordo com a pesquisa, 88,2% dos turistas afirmaram que a viagem atendeu ou superou suas expectativas.
Sobre a Pesquisa
A coleta de dados foi coordenada pelo Observatório do Turismo da Setur, realizada digitalmente, com o uso de tablets e smartphones, com a empresa contratada Leal M Opinião e Mercado. O objetivo da pesquisa é auxiliar nas estratégias de promoção e políticas públicas voltadas ao setor, tanto no âmbito estadual quanto municipal.
Confira as cidades onde a abordagem foi realizada e as regiões turísticas de cada localidade:
- Região Metropolitana: Vitória, Vila Velha, Serra e Guarapari;
- Montanhas Capixabas: Domingos Martins;
- Região dos Imigrantes: Santa Teresa;
- Região do Verde e das Águas: Aracruz, Conceição da Barra, Linhares e São Mateus;
- Região do Caparaó: Dores do Rio Preto e Divino de São Lourenço;
- Costa e Imigração: Anchieta, Itapemirim, Marataízes e Piúma.