Pelo menos 91% dos milhares de turistas que visitaram o Espírito Santo no verão 2022/2023 apontaram a segurança pública como um dos fatores mais importantes para a sua satisfação durante a permanência em solo capixaba. É o que mostra o resultado da pesquisa de Verão, realizada pelo Observatório do Turismo com a empresa contratada Consulting Brasil-Consultoria e Inteligência em Negócios. Os dados foram divulgados na tarde de quarta-feira (14/06), pelo secretário de Estado do Turismo, Weverson Meireles, durante a posse dos novos membros da Câmara Empresarial do Turismo (Cet/ES), no Palácio Anchieta.
Para o governador Renato Casagrande (PSB), o resultado positivo é fruto do trabalho e dos investimentos que o Governo capixaba tem feito nas forças policiais por meio do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, retomado por ele em janeiro de 2019, ao iniciar seu segundo mandato à frente do Executivo Estadual:
“Sem dúvida, esse resultado é fruto dos investimentos no Estado Presente. O Espírito Santo saiu da segunda colocação no número de homicídios em 2011, quando governei o Estado pela primeira vez (2011/2014), para 14ª posição atualmente. Estamos fazendo investimentos fortes nas políticas públicas e nas forças policiais. Temos aqui, por exemplo, um controle muito grande no combate ao roubo de cargas, enquanto demais Estados enfrentam problemas graves no roubo de transporte de produtos. Vamos continuar investindo também na segurança pública como forma de atrair ainda mais turistas”, disse Casagrande, que participou da solenidade no Palácio Anchieta.
A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) foi quem planejou a Operação Verão 2022/23, que levou segurança ao litoral e demais pontos turísticos capixabas. A Operação começou no dia 26 de dezembro de 2022 e foi até o dia 26 de fevereiro, totalizando 63 dias de atuação especial para o período em que o Espírito Santo recebeu quase 2 milhões de visitantes. Durante a Operação Verão, uma média de 700 agentes das forças de segurança do Estado atuaram diariamente na segurança de capixabas e turistas, além de guarda-vidas, guardas municipais e militares da Marinha.
A pesquisa, realizada em Vitória, Vila Velha, Anchieta, Guarapari, Serra, Ibiraçu, São Mateus, Conceição da Barra, Domingos Martins, Linhares e Marataízes, teve como objetivo identificar o perfil dos turistas e excursionistas que visitaram o Espírito Santo na temporada de Verão de 2023. Segundo a Setur, a coleta dos dados ocorreu entre os dias 1º a 15 de janeiro e entrevistou 3.490 pessoas que visitavam o Espírito Santo. A pesquisa teve como responsável-técnica a economista e Mestre em Economia pela Unicamp, professora Luciane Bombach.
Os resultados do estudo reforçaram a atuação do Governo do Estado no trabalho de melhoria dos serviços públicos nas regiões turísticas. “Por exemplo, a segurança pública foi avaliada como ótima e boa para 91% dos entrevistados, o que caracteriza um aumento de 15,2% na avaliação positiva em relação à pesquisa efetuada em 2021”, pontuou o secretário de Estado de Turismo, Weverson Meireles.
Outros serviços públicos também tiveram aumento em sua avaliação positiva, como limpeza pública (84,1%) e sinalização turística rodoviária (84,6%), dado importante se levado em consideração que, segundo a pesquisa, 86,2% dos entrevistados se deslocaram aos destinos com automóvel próprio. Todo o empenho do governo reflete na percepção dos turistas em sua viagem ao Estado. Os dados revelaram que para mais de 84% dos entrevistados a viagem ao Espírito Santo atendeu ou superou as expectativas. Além disso, 97,7% recomendariam o destino para parentes, amigos e conhecidos.
A pesquisa também mostrou um aumento do consumo em bares, quiosques e restaurantes por parte dos turistas. Na pesquisa de 2021, 67,5% contaram que frequentavam esses estabelecimentos. Em 2023, foram 81,1%, aumentando o movimento e receita para estes comerciantes.
O secretário ressaltou a satisfação dos turistas que visitaram o Estado. “Outro ponto interessante revela que 93% dos entrevistados consideram a receptividade do capixaba ótima ou boa, isso faz com que o turista queira voltar a este destino, como é confirmado na pesquisa que mostra que mais de 30% das pessoas de fora do Estado vem duas ou mais vezes por ano ao Espírito Santo”, afirmou Meireles.