A advogada Érica Neves, 53 anos, a primeira mulher a se tornar presidente da seccional capixaba da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES), já vinha se preparando para a disputa desde novembro de 2021. Naquele ano, ela foi candidata ao mesmo cargo e ficou no segundo lugar, com 4.111 votos. Obstinada, essa paraense de Belém e que atua há 30 anos na advocacia, manteve o pique e não parou de trabalhar. Adotou como lema, nesta campanha, a primavera, que começou no Brasil no dia 22 de setembro. E foi justamente um mês após a chegada da primavera que Érica Neves derrotou a truculência dos adversários e alcançou 8.790 votos, o que representa 53,08% dos votos válidos. Massacrou o atual presidente da Ordem, José Carlos Rizk Filho, que buscava o terceiro mandato – ele teve 5.397 votos (32,59%). No pleito, o terceiro colocado foi Ben-Hur Farina, que alcançou 2.373 votos (14,3%). Érica vai comanda a Ordem pelos próximos três anos (2025-2027).
“Esta é a maior honra que eu já tive na vida. Sou muito honrada em ser a primeira mulher a comandar a Ordem no Espírito Santo. Estou muito emocionada. Enfrentamos uma campanha difícil. Foi uma campanha muito difícil, com muitas fake news, montaram uma milícia digital contra mim, foi horrível”, disse, chorando, e carregada nos ombros de colegas, na Rua Alberto de Oliveira Santos, 59, no Centro de Vitória, em frente à sede da OAB/ES.
Com 4 anos de idade, Érica Neves se mudou com sua família do Pará para o Espírito Santo. Nesta campanha, que terminou na sexta-feira (22/22), ela foi atacada por correlegionários de Rizk Filho. Érica teve que recorrer várias vezes à Justiça para retirar notícias falsas das redes sociais. Talvez, a postura irresponsável – e até certo ponto criminosa – de alguns adversários tenha contribuído para a mudança na Ordem e com o recorde de advogados e advogadas participando da votação. Dos 19.790 eleitores habilitados, pelo menos 17.182 votaram, o que representa 86,82% dos eleitores. Foi um recorde na história de 92 anos da OAB/ES. Em 2021, quando Érica perdeu para Rizk Filho, foram 11.676 votantes. A votação de 2024 foi híbrida. Pela web, foram registrados 16.619 votos; e, presencial, 563. Foram registrados ainda 325 votos brancos e 297 nulos.
O ‘site’ Blog do Elimar Côrtes foi o primeiro veículo de imprensa capixaba a entrevistar a então candidata Érica Neves para falar de seus planos. E na entrevista publicada no dia 9 de setembro de 2024, ela explicou porque o mantra primavera na campanha:
“[Primavera] Faz parte porque a nossa campanha sempre foi muito leve. A gente trabalha muito com a verdade. Disso eu não abro mão. E quem tá com a gente, quem vem a meu convite ou a convite dos meus amigos e do meu grupo – e eu tenho muito orgulho do nosso grupo, que a gente formou pra essa eleição –, quem vem pro lado de cá já vem sabendo. Aqui a gente não trabalha com ‘fake news’. Aqui a gente não trabalha com agressões pessoais, aqui a gente debate ideias, debate soluções, a gente encontra caminhos, a gente forma as alianças boas. E eu penso que vamos ter mais alianças boas até o dia do registro de chapa. Por isso, quem vem pra cá, vem com um sorriso no rosto, porque é assim que eu trabalho. Eu trabalho com leveza, a gente resolve as coisas com leveza. Já basta a brutalidade e a dificuldade que é o dia a dia da advocacia. Não podemos atravessar uma eleição cheia de maldades e de ataques. Eu quero discutir ideias. Quem quiser discutir comigo, discute, mas ideias, não pessoas, não agressões.”
E, graças à adoção de uma campanha pacífica, e propositiva, a Chapa 10 (‘A Ordem que Você Quer’), lidera por Érica Neves, ganhou o apoio do advogado Neffa Junior, no dia 13 de novembro. Neffa liderava a Chapa 11 (‘Transforma OAB!’). Na ocasião, ele explicou que a decisão foi no sentindo de construir um projeto junto com a agora presidente eleita: “Uma decisão tomada com muito diálogo e maturidade. Nunca caminhei por um projeto de poder. Meu desejo é ver nossa classe vivendo dias melhores e ultrapassa qualquer apego a cargos. Unimos nossas propostas para deixar o plano de compromissos ainda mais robusto. E reforçamos nossas prioridades: prerrogativas, transparência e aperfeiçoamento técnico. Agora vamos juntos pela Chapa 10. Conclamo quem caminhou conosco até aqui e havia decidido votar em mim e na Elisa, que continue! Mas agora o nosso número na urna é 10! Vamos transformar a OAB”, explicou Neffa Junior.