Três dias depois do Blog do Elimar Côrtes publicar análises do mercado político indicando a arrancada da candidatura de Érica Neves à Presidência da seccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Espírito Santo (OAB/ES) e o esvaziamento de outras duas candidaturas – Ben-Hur Farina e José Antônio Neffa Junior – aconteceu uma reviravolta na disputa. Trata-se da união das candidaturas de Chapa 10, “A OAB que Você Quer”, liderada por Érica, com a Chapa 11, “Transforma OAB!”, encabeçada por Neffa. A análise teve o título: Eleições da OAB/ES: análises de reta final projetam arrancada de Érica Neves e esvaziamento de forças de Ben-Hur e Neffa.
O anúncio da união foi feito no final da tarde de quarta-feira (13/11), a praticamente uma semana das eleições gerais na Ordem, marcadas para o dia 22 de novembro. Essa aglutinação de forças é inédita na história recente da OAB/ES. Érica Neves segue na cabeça da Chapa 10 como candidata a presidente.
“Vamos construir um projeto juntos. Uma decisão tomada com muito diálogo e maturidade. Nunca caminhei por um projeto de poder. Meu desejo é ver nossa classe vivendo dias melhores e ultrapassa qualquer apego a cargos. Unimos nossas propostas para deixar o plano de compromissos ainda mais robusto. E reforçamos nossas prioridades: prerrogativas, transparência e aperfeiçoamento técnico. Agora vamos juntos pela Chapa 10. Conclamo quem caminhou conosco até aqui e havia decidido votar em mim e na Elisa, que continue! Mas agora o nosso número na urna é 10! Vamos transformar a OAB”, explicou Neffa Junior, que é o atual presidente da Subseção da OAB de Vila Velha.
Érica Neves completou:
“Quando a gente fala que a advocacia é a nossa prioridade, não é da boca para fora. Nenhum cargo, ego ou disputa são maiores que o nosso desejo de unir forças para resgatar a OAB. Queremos salvar a Ordem! Recebo Neffa, Elisa Galante e todos do grupo com muita alegria e respeito. Reconheço suas lideranças e seus potenciais para contribuir na gestão da Ordem. Vamos rumo à vitória! Com o melhor presidente que Vila Velha já teve e que levará projetos bons para o Estado todo. Essa é a união que põe a advocacia em primeiro lugar. Sem egos, mas com desejo de novos tempos. A primavera vem aí!”.
Com isso, no dia 22 de novembro, de forma online, a advocacia capixaba poderá votar, então, em três candidatos: José Carlos Rizk Filho – atual presidente da OAB, que busca o terceiro mandato consecutivo –, Érica Neves e Ben-Hur Farina. O resultado sai no mesmo dia e o vencedor comandará a OAB-ES pelos próximos três anos. Ben-Hur lidera a Chapa 3, “Muda OAB”; e Rizk Filho, a Chapa 1, “A Ordem É Evoluir”.
A análise do Blog do Elimar Côrtes foi feita com os dados da pesquisa realizada pelo Instituto Orizzonte Pesquisas, que mostrava uma disputa acirrada pela Presidência da OAB/ES, entre Rizk Filho e Érica Neves, que protagonizaram também as eleições de 2021. A pesquisa, realizada entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro de 2024, entrevistou 500 advogados registrados na Ordem capixaba por meio de ligação telefônica. No cenário estimulado, em que é apresentada uma lista de candidatos aos eleitores, Rizk Filho aparecia com 27% das intenções de votos, contra 26,6% de Érica. A pesquisa também apontava que os candidatos Ben-Hur Neffa Junior tinham poucas chances de vitória: Ben-Hur somava 14,6% das intenções de votos, enquanto Neffa chegava a 11,4%.
Segundo o acordo firmado entre Érica Neves e Neffa Junior, a Chapa 10 vai acolher dois membros da extinta chapa, incluindo o próprio Neffa e sua até então candidata à vice-presidente da OAB/ES, Elisa Galante. Érica vai ainda ceder espaços em sua chapa para acomodar os dois novos aliados. Neffa passa a ser o candidato a Tesoureiro na chapa encabeçada por Érica. Elisa será candidata a conselheira federal da OAB/ES.