Sem resultados
Ver todos os resultados
sexta-feira, 18 julho, 2025
  • Login
Blog do Elimar Cortes
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Segurança Pública

Casagrande comenta assassinato de policial civil praticado por estuprador beneficiado com a ‘saidinha’

José Maria Gagno Intra foi morto a tiros com sua própria arma. O criminoso é Joberto Gil Cardoso, que havia saído da cadeia, beneficiado pela ‘saidinha’ do Dia das Mães, horas antes de praticar o assassinato. “Saidinha é uma situação que deve ser muito restrita mesmo, para que a gente não dê benefício a quem não pode ser beneficiado. Somente em casos muitos específicos que se pode ter o benefício da liberdade temporária. Por isso, defendo que o Sistema de Justiça tenha muito critério para se conceder qualquer tipo de benefício a quem esteja cumprindo alguma pena na prisão”, ponderou o governador capixaba.

8 de maio de 2024
dentro Segurança Pública
Casagrande comenta assassinato de policial civil praticado por estuprador beneficiado com a ‘saidinha’
552
COMPARTILHAMENTOS
1.6k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe

O governador Renato Casagrande (PSB) lamentou e comentou, no final da manhã desta quarta-feira (08/05), o assassinato do investigador de Polícia Civil aposentado José Maria Gagno Intra, 56 anos, ocorrido na noite anterior em Ponta da Fruta, Vila Velha. O assassino, Joberto Gil Cardoso, 47 anos, foi preso em flagrante e cometeu o crime horas depois de deixar a Penitenciária Estadual de Vila Velha VI, beneficiado pela ‘saidinha’ do Dia das Mães. Joberto usou o próprio revólver calibre 38 do policial para mata-lo. Para Casagrande, esse é mais um crime que vai colocar pressão sobre o Congresso Nacional, que analisará o veto parcial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao Projeto de Lei (PL) que acaba com as saídas temporárias de presos em feriados e datas comemorativas.

Joberto Gil, autuado em flagrante pela Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Vila Velha por homicídio qualificado, cumpre pena por estupro de vulnerável na Penitenciária Estadual de Vila Velha e recebeu o benefício de “saidinha” na terça-feira (07/05), dia do crime. Ele deu entrada no sistema prisional em junho de 2019, mas já havia sido preso em 2013 por furto e roubo, tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.

“Vai colocar pressão, sim [sobre o Congresso Nacional], porque a ‘saidinha’ é uma situação que deve ser muito restrita mesmo, para que a gente não dê benefício a quem não pode ser beneficiado. Somente em casos muitos específicos que se pode ter o benefício da liberdade temporária. Por isso, defendo que o Sistema de Justiça tenha muito critério para se conceder qualquer tipo de benefício a quem esteja cumprindo alguma pena na prisão”, disse Casagrande, no Palácio Anchieta, depois de participar do lançamento da Feira dos Municípios, que vai acontecer dos dias 6 a 9 de junho de 2024, no Pavilhão de Carapina, na Serra, com o tema ‘Encontro das Origens Capixabas’.

No dia 11 de abril deste ano, o presidente Lula sancionou, com veto, o Projeto de Lei (PL) que acaba com as saídas temporárias de presos em feriados e datas comemorativas. Ele vetou apenas o trecho que impedia a saída temporária para presos que querem visitar suas famílias. A prática tem como objetivo ressocializar os presos. O veto foi sugerido pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski. O texto sancionado por Lula mantém, no entanto, a proibição da saidinha para estupradores, assassinos, latrocidas (quem mata para roubar) e traficantes. E, apesar de contrariar os parlamentares com o veto ao dispositivo considerado central, o governo sancionou pontos que, na prática, vão dificultar a progressão de regime dos detentos. Em tese, a nova lei pode engessar o sistema carcerário, segundo especialistas. A saidinha vale para detentos que já estão em regime semiaberto.

 

Post Views: 346
Compartilhe221Enviar
Facebook Instagram Youtube

Copyright © 2024 Augusto Assis

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato

Copyright © 2024 Augusto Assis