O subsecretário de Políticas para as Juventudes, da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Jiberlândio Miranda, assumiu a presidência do Fórum Nacional de Gestores de Juventude (Fonajuve). O órgão representa os gestores de juventudes dos 26 Estados e o Distrito Federal. Jiberlândio é advogado e especialista em Direito do Consumidor. O capixaba assumiu a presidência na 2º Reunião Ordinária do Fórum, com o pedido de licença do então presidente, Gabriel Medeiros. Em outubro de 2023, Jiberlândio havia assumido a vice-presidência do Fonajuve. A participação dos gestores no Fórum é considerada prestação de serviço público relevante e não remunerada.
“O Fonajuve é Fórum importante para debater e fortalecer as políticas para as juventudes para o nosso País, é por meio do fórum que vamos avançar ainda maios na agenda de governança de programas e projetos para a nossa juventude. Seguiremos firmes, trabalhando incansavelmente para avançar nas políticas públicas voltadas para as juventudes do Espírito Santo e do Brasil”, afirmou o capixaba Jiberlândio Miranda.
A reunião do Fórum aconteceu em Salvador nos dias 15 e 16 de fevereiro de 2024. O evento ainda trouxe discussões sobre as experiências de Políticas Públicas de Juventude de Trabalho e Renda. O objetivo do grupo é acompanhar a implementação das políticas públicas de juventude em todo o território nacional e disseminar experiências em âmbito estadual e nacional, além de colaborar com a formulação, a implementação, o monitoramento e a avaliação das políticas públicas para esse grupo.
O Fórum é responsável também por avaliar periodicamente os resultados da Política Nacional de Juventude e estimular a criação de fóruns estaduais e a realização de audiências públicas nas diferentes regiões do País. O evento em Salvador contou com a presença do secretário de Juventude da Secretária-Geral da Presidência da República, Ronald Sorriso, e membros do Governo da Bahia. Ao todo, 22 gestores estaduais de juventude participaram do evento.