Com o objetivo de realizar uma transformação na gestão da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional do Espírito Santo, e na advocacia capixaba, a advogada Erica Neves já se articula com lideranças de todo o Espírito Santo em busca do debate de ideias para viabilizar propostas de mudança na entidade. Ela é a primeira entrevistada nesta série de reportagens que o portal de notícias Blog do Elimar Côrtes começa a fazer com os pré-candidatos à presidência da OAB/ES, cujas eleições estão previstas para novembro de 2024. Erica Neves é a primeira por ter sido, justamente, a primeira a responder às perguntas do site.
A advogada informou, inclusive, que na noite da última segunda-feira (27/03) promoveu um encontro para fortalecer o movimento que busca reaproximar a entidade da sua própria classe, da jovem advocacia e também da sociedade, ações vistas por ela como fundamentais para a atuação da OAB/ES: “Precisamos resgatar a Ordem e devolver à advocacia. Não vemos mais a OAB discutindo com a sociedade fatos em que antes era preponderante na discussão, como os Direitos Humanos. Estamos vendo uma Ordem que não se preocupa com a sua função social e nem com a advocacia”, afirmou Erica Neves, ao participar da reunião com lideranças no escritório Sarlo & Machado, em Vitória.
Segundo ela, o encontro contou com a presença de quase 30 colegas e apoiadores que exercem ou já exerceram cargos de liderança em faculdades de Direito, entes públicos e na própria OAB-ES, seja na seccional Espírito Santo ou em subseções da entidade. Conforme destacou Erica Neves, que é pré-candidata de oposição à atual gestão da Ordem – hoje liderada por José Carlos Rizk Filho – e ficou em segundo lugar na eleição estadual de 2021, é preciso resgatar a função social da OAB e fortalecê-la como um instrumento de desenvolvimento da advocacia capixaba.
Para Erica Neves, as atuais lideranças da entidade se afastaram da advocacia e não inspiram os jovens a ingressarem na Ordem. “Temos uma advocacia que por vezes chega a ter vergonha da OAB/ES. A Ordem não auxilia os advogados naquilo que precisam, na profissionalização, numa relação construtiva e parceira com o judiciário, no acesso à tecnologia e aos processos digitais. Precisamos mudar isso e colocar a OAB a serviço da advocacia”, disse Erica, que pontuou que a Ordem precisa se fazer presente na defesa das prerrogativas dos advogados.
A composição com a representatividade da advocacia feminina também é um dos objetivos da advogada, já que ela tem como objetivo ser a primeira mulher a presidir a Ordem no Espírito Santo. Agora, com o apoio de lideranças em diversas frentes, o objetivo é estreitar ainda mais os laços para o debate de ideias com a advocacia.
“Na articulação da minha candidatura em 2021 eu me reunia com os advogados e eles duvidavam que eu iria ser candidata. Hoje, todos duvidam que eu não vá ser”, completou Erica Neves, que tem percorrido o Estado “em diálogo com a advocacia” e diz que “o momento é de estreitar laços e traçar objetivos”. Segundo ela, a partir de agora serão realizados encontros quinzenais com lideranças e com advocacia para seguir com o debate sobre uma pré-candidatura.
Sobre Erica Neves
Erica Neves é diretora da Associação Brasileira de Advogados (ABA) no Espírito Santo. Sempre atuante na defesa das prerrogativas da advocacia no Estado, foi secretária Geral Adjunta da OAB-ES entre 2016 e 2018, e em 2021 concorreu às eleições para a diretoria da OAB, liderando a chapa “É Diferente – É OAB de Verdade”. Na segunda colocação naquela eleição de novembro de 2021, Erica Neves obteve 4.111 votos. Rizk Filho, que concorreu pela Chapa 1 (Pra Frente OAB), foi reeleito com 6.309 votos, enquanto o advogado Alexandre de Lacerda Rossoni (Chapa 3 – Chapa da Oposição) obteve 758 votos.
Saiba Mais
Os demais pré-candidatos à presidência da OAB/ES também foram procurados, desde o início da manhã desta quinta-feira (30/03), para falar sobre suas propostas de campanha à eleição da direção da Ordem. À medida que a resposta deles for chegando, o material será pulicado em outra reportagem.
Os demais pré-candidatos são o atual secretário-geral da OAB/ES, Alberto Nemer; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES), Ben-Hur Farina; Homero Mafra, que já presidiu a OAB/ES por três vezes; e os presidentes das Subseções da Ordem dos Advogados na Serra e em Vila Velha, respectivamente, Ítalo Scaramussa José Antônio Neffa Junior; e Marcus Felipe Botelho Pereira. O atual presidente da Ordem, Rizk Filho, também pode concorrer à reeleição, caso seja de sua vontade. E também foi convidado a participar da série de entrevista por meio da Assessoria de Imprensa da Ordem.