A eleição para presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Espírito Santo (OAB-ES), está prevista para acontecer somente em novembro de 2024. No entanto, desde o ano passado as movimentações para ver quem vai suceder o atual presidente, José Carlos Rizk Filho, se tornaram pública. Atualmente, de acordo com informações de bastidores, pelo menos sete nomes têm se colocado para disputar o pleito, ao mesmo tempo em que iniciam tratativas com os advogados capixabas para apresentar suas propostas em busca de apoio.
Contudo, embora não tenha se colocado como pré-candidato à reeleição e procura demonstrar apoio ao atual secretário-geral da Ordem, Alberto Nemer Neto, o próprio presidente Rizk Filho pode concorrer, pois o estatuto da OAB/ES não limita quantidade de reeleição. Rizk Filho foi eleito pela primeira vez em 2018, para o triênio 2019/2021. Depois, foi reeleito para o triênio 2022/2024.
Pensando em ampliar as discussões, o site Blog do Elimar Côrtes vai iniciar esta semana uma série de entrevistas com os prováveis candidatos, que são, por ordem alfabética: o atual secretário-geral Alberto Nemer; o presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES), Ben-Hur Farina; Erica Ferreira Neves, que ficou em segundo lugar na disputa de novembro de 2021; Homero Junger Mafra, que já presidiu a OAB/ES por três vezes (2008/2011, 2012/2015 e 2016/2018); o presidente da Subseção da Ordem dos Advogados na Serra, Ítalo Scaramussa; o presidente da subseção da OAB em Vila Velha, José Antônio Neffa Junior; e Marcus Felipe Botelho Pereira.
Na manhã desta quinta-feira (30/03), o Blog do Elimar Côrtes encaminhou, via e-mail e WhatsApp, mensagens para as Assessorias dos pré-candidatos com três perguntas básicas sobre a disposição de disputar as eleições de 2024 na OAB/ES. Em alguns casos, as mensagens com as perguntas foram encaminhadas para os próprios pré-candidatos. As entrevistas serão postadas tão logo as respostas cheguem à Redação.