O deputado Marcelo Santos (Podemos) é o novo presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Espírito Santo (Ales). A chapa conduzida por ele recebeu 27 votos a favor na sessão preparatória realizada na tarde desta quarta-feira (01/02). Pela primeira vez em seus seis mandatos consecutivos, ele vai comandar a Casa pelo biênio que se inicia hoje e vai até 31 de janeiro de 2025. No discurso de posse, o novo presidente da Ales afirmou que seu compromisso é garantir uma Casa Legislativa “harmônica, participativa”, além de “coesa e sempre voltada para os interesses do Estado e da nossa gente”, afirmou.
A sessão foi presidida pelo decano da Ales, o deputado Theodorico Ferraço (PP), 85 anos. Ele convidou os deputados Lucas Polese (PL) e Hudson Leal (Republicanos) para atuarem como 1º e 2º secretários, respectivamente. Marcelo Santos assume no lugar de Erick Musso (Republicanos), que nas eleições de outubro de 2022 foi derrotado em sua intenção de se eleger senador – o vitorioso foi Magno Malta (PL).
Confirmando as expectativas do governador Renato Casagrande (PSB), que sempre defendeu consenso da base aliada em torno de um único nome, apenas uma chapa foi protocolada. O deputado Vandinho Leite, que também é da base aliada do governo, abriu mão de sua candidatura ainda na noite de terça-feira (31/01). Em primeira mão ao Blog do Elimar Côrtes, Casagrande disse no dia 24 de janeiro deste ano que, questionado por deputados, ele apoiaria Marcelo Santos, mas que respeitava outras candidaturas. Porém, iria buscar tratativas no sentido da base governista lançar somente um nome, o que acabou acontecendo. A votação foi aberta e nominal. Por estar se recuperando de uma cirurgia, o deputado Sergio Meneguelli (Republicanos) abriu a votação. Em seguida, o processo foi feito de forma alfabética. A deputada Camila Valadão (Psol) e o deputado Polese foram os únicos a votar contra a chapa. Presidindo a sessão, Ferraço se absteve de votar.
Os demais integrantes da chapa são: 1° secretário João Coser (PT), 2ª secretária Janete de Sá (PSB), 1° vice-presidente Hudson Leal (Republicanos), 2° vice-presidente Delegado Danilo Bahiense (PL), 3° secretário Sergio Meneguelli (Republicanos) e 4° secretário Adilson Espíndula (PDT). Depois de tomarem posse, os integrantes da Mesa Diretora da Ales se deslocaram ao Palácio Anchieta, na Cidade Alta, onde foram recebidos pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário da Casa Civil, Davi Diniz.
Discurso de posse
Após a votação, Theodorico Ferraço passou a presidência para Marcelo Santos, que deu posse aos demais integrantes da nova Mesa Diretora. Em seu primeiro discurso como presidente, Marcelo Santos destacou a união dos parlamentares, que acabou culminando na eleição dele. Prometeu trabalhar para dar igualdade de condições para todos os deputados e atuar sempre em prol da população capixaba.
Ele começou citando uma frase de Tancredo Neves, político mineiro já falecido que ocupou diversos cargos em sua carreira política e morreu antes de tomar posse como presidente da República, em 1985: “Fico mais feliz quando consigo um acordo entre partes contrárias do que quando venço um adversário nas urnas.”
Marcelo Santos prosseguiu: “Meu compromisso, como presidente desta Casa, é garantir uma Assembleia harmônica, participativa, acompanhando a tendência do mundo moderno, coesa e sempre voltada para os interesses do Estado e da nossa gente”, afirmou. O novo presidente deixou claro que vai trabalhar em conjunto com o governador Renato Casagrande e que vai garantir que todos os deputados possam exercer os respectivos mandatos de forma constitucional.
Marcelo ressaltou o papel da Assembleia para destravar obras importantes para o Espírito Santo, como as BRs-447, 262 e 101. Além disso, lembrou que é o Poder Legislativo quem analisa o Orçamento anual do Estado. “É esse Orçamento que dita onde serão aplicados os recursos do Tesouro, que este ano superam a casa dos R$ 23 bilhões”, enfatizou.
Recordou, ainda, que assumiu o primeiro mandato na Casa em 2003 e, naquela época, o Espírito Santo tinha pouca ou nenhuma capacidade de investimento, vivia nas páginas policiais e que o trabalho de reconstrução foi feito ao longo desses 20 anos. Ele salientou que o panorama atual é totalmente diferente, com o Estado mantendo há alguns anos a nota A do Tesouro Nacional, o que possibilita capacidade de investimento e endividamento.
Também citou algumas das ações que ajudou a realizar na Ales nos últimos seis anos, exercendo o papel de vice-presidente. Entre eles, o Posto de Identificação, a Delegacia do Consumidor, a Procuradoria Especial da Mulher e o Procon Ales. Todos voltados para o atendimento da sociedade capixaba. Ele ainda mencionou o trabalho de modernização do Legislativo estadual, com a implantação do Ales Digital, a Alesinha (ferramenta de inteligência artificial) e o Revisa Ales (revisão de leis estaduais). De acordo com o novo presidente, essas ações possibilitaram uma economia de R$ 12 milhões para os cofres públicos.
Por fim, Marcelo Santos lamentou o clima de divisão que vive o país e disse que é preciso superar esse período para nos tornarmos uma nação “coesa, soberana e consciente do seu potencial”. “Há o Espírito Santo. Um só Espírito Santo, onde todos buscam o mesmo objetivo: a segurança e a felicidade das famílias, o desenvolvimento do Estado e um futuro de paz e prosperidade para todo o Brasil”, concluiu.
Confira a chapa completa:
Presidente: Marcelo Santos (Podemos)
1° secretário: João Coser (PT)
2ª secretária: Janete de Sá (PSB)
1° vice-presidente: Hudson Leal (Republicanos)
2° vice-presidente: Delegado Danilo Bahiense (PL)
3° secretário: Sergio Meneguelli (Republicanos)
4° secretário: Adilson Espíndula (PDT)
(Com informações também do Portal da Ales)
(Fotos: Portal da Ales e Adriano Zucolotto/Governo do ES)