A Polícia Militar recebeu um carregamento de 4.455 novas armas. São armas modernas, de fabricação israelense e austríaca, que vão reforçar o combate às organizações criminosas, formadas por traficantes e assassinos no Espírito Santo. O anúncio da chegada do novo armamento foi feito pelo comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus:
“Estamos diante de mais uma importantíssima aquisição da Polícia Militar, que vai incrementar o policiamento e aumentar a capacidade operacional dos nossos policiais”, frisou o comandante, acrescentando tratar-se de “armamentos modernos e importados, com precisão apurada e de altíssima qualidade.”
São, segundo o coronel Caus, 600 fuzis multicalibre 556 e .300 blackout, que vieram diretamente de Israel; 2.500 pistolas calibre .40 e 960 pistolas calibre 9mm fabricadas na Austrália. De acordo com o comandante, 660 dessas pistolas estão sendo destinadas ao uso velado dos agentes que atuam na Diretoria de Inteligência (Dint) e na Corregedoria Geral da PM. Também foram adquiridas 395 espingardas calibre 12, compondo um total de 4.455 armas, um investimento de R$ 19 milhões de reais.
“Procuramos no mundo o melhor equipamento para o nosso policial militar. Quero agradecer à Diretoria de Logística, a Diretoria de Finanças, o Estado Maior Geral da PM e a Comissão de Licitação pela prova inequívoca da competência administrativa da PMES em fazer as necessárias modificações em nossa infraestrutura predial, frota de veículos e aquisições de armamentos e equipamentos. Toda essa conquista só foi possível com o apoio direto do governador Renato Casagrande, que realizou grandes investimentos na Polícia Militar, especialmente no parque tecnológico e recomposição de efetivo”, agradeceu o comandante Douglas Caus.
Os fuzis multicalibre 556 e .300 blackout, adquiridos pela PM capixaba, são projetados para atender às necessidades de unidades especiais. São usados em combate para agências policiais, governos e exércitos em todo o mundo.
A polícia capixaba já mostrou seu poder de ação e reação no episódios em que uma quadrilha de outros Estados invadiu a cidade de Santa Leopoldina e assaltou três agências bancários, numa ação criminosa conhecida como Novo Cangaço. Imeditamente, policiais militares, civis, federais e rodoviários federais iniciaram a caçada aos bandidos. Resultado: seis criminosos foram presos e cinco mortos em confronto com os policiais.
Na última nesta sexta-feira (30/09), o Comando-Geral da PM entregou 46 novas viaturas ao 3º Comando de Polícia Ostensiva Regional Sul (3º CPOR) e ao 5º CPOR Serrana, respectivamente, com sedes em Cachoeiro de Itapemirim e em Venda Nova do Imigrante, e que vão reforçar o patrulhamento ostensivo nas Regiões Sul e Serrana do Espírito Santo.
Segundo o comandante Douglas Caus, a compra de viaturas da Polícia Militar já ultrapassa um montante de mais de 1.500 unidades, que foram adquiridas através de um forte planejamento e governança administrativa, que atendeu as necessidades dos nossos policiais militares e aumentou a capacidade operacional, trazendo melhorias na qualidade da prestação de serviços aos capixabas.
“Quero parabenizar os oficiais e praças do 3º e 5º CPOR que hoje receberam as novas viaturas. Na oportunidade manifesto meu agradecimento ao nosso governador Casagrande, que, mais uma vez, não mediu esforços para atender as necessidades de logística da Polícia Militar do Espírito Santo”, pontuou o coronel Caus.