Ex-coordenador de Serviços Gerais da Codesa, Edward Dicknson de Freitas, irmão da senadora Rose de Freitas (MDB), foi preso na manhã desta quarta-feira (12/05) pela Polícia Federal, no âmbito da Operação Corsários. Também foi preso um primo da parlamentar, Ricardo Salter Mota, que foi coordenador de Tecnologia da Informação da Codesa entre 2015 e 2018, quando Rose era dona de 10 cargos na empresa estatal, conforme o Blog do Elimar Côrtes havia informado ainda em 2016.
Mais cedo, a própria Rose de Freitas foi alvo da Operação Corsários. Na mesma operação desta quarta-feira, a PF cumpriu mandado de busca e apreensão em uma das residências da senadora, em Vitória. Fontes da Polícia Federal informaram que Rose de Freitas teria sido beneficiado com um apartamento de luxo no Rio de Janeiro, pelo apoio que teria dado à organização criminosa que agiu dentro da Codesa.
Na tarde desta quarta-feira, Edward Dicknson e seu primo Ricardo Mota passaram por exame no Departamento Médico Legal, em Vitória, conforme mostra foto de Vitor Jubini, de A Gazeta. Depois, foram levados para o Com´plexo Penitenciário de Viana. O grupo criminoso, de acordo com a Polícia Federal, teria desviado mais de R$ 9 milhões da Codesa para distribuição de propina.
Cargos na Codesa
No dia 8 de abril de 2016, o Blog do Elimar Côrtes publicou reportagem mostrando que a senadora Rose de Freitas, que declarava na época apoiar o impeachment da então presidente da República, Dilma Roussef (PT) – o que acabou se concretizando –, era dona de 10 cargos na Codesa, responsável pela administração dos portos públicos no Espírito Santo.
As pessoas que Rose de Freitas colocou na Codesa, sob a bênção da própria presidente Dilma e do vice-presidente da República Michel Temer, eram: Luís Cláudio Santana Montenegro (diretor presidente da estatal); Guilherme Fernandes Magalhães (diretor de Infraestrutura e Operações); Mayhara Monteiro Pereira Chaves (diretora de Planejamento e Desenvolvimento); Edward Dicknson de Freitas (irmão da senadora e coordenador de Serviços Gerais); Walter Amâncio Arruda (superintendente geral de Projetos); Ricardo Salter Mota (primo da senadora e coordenador de Tecnologia da Informação); Francisco de Assis Portela Milfont (assessor da Presidência); Peterson Vieira Correa (secretário do DIRAF-SECDIF); Rita de Cássia Rebouças (secretária da Presidência e hoje aguardando nomeação); e Enildo Gonçalves Júnior (coordenador de Segurança).
Rose de Freitas falou, em abril de 2016, explicou as indicações para a Codesa
No mesmo dia 8 de abril de 2016, a Assessoria de Imprensa da senadora Rose de Freitas entrou em contato com o Blog do Elimar Côrtes para se manifestar a respeito da reportagem em que foram informados os nomes das 10 pessoas que trabalhavam na Codesa por indicação da parlamentar.
Rose de Freitas falou de cada um dos nomes:
– Ricardo Saiter Mota é, de fato, do relacionamento da senadora, mas quem o convidou para o posto foi o ex-presidente da Codesa Clovis Lascosque.
– Edward Freitas, segundo Rose, já havia trabalhado lá (Codesa) e chegou onde está agora pelo próprio esforço. “Eu tenho 9 irmãos. Imagina se eu tiver de arrumar um emprego para cada um?”, observou Rose. A senadora reforçou que o irmão trabalhou por 11 anos na iniciativa privada.
– Guilherme Fernandes Magalhães “é da casa”, funcionário da Codesa.
– Mayhara Monteiro Montenegro, segundo Rose de Freitas, é indicação do deputado federal Lelo Coimbra (PMDB).
– A senadora diz não ter conhecimento sobre o posto de Walter Amâncio Arruda.
– Rose afirma: “Francisco de Assis Portela Milfont é superintendente da Caixa Econômica e, por sua competência, teve meu total apoio”.
– Peterson Vieira, de fato, foi indicado pela senadora.
– Enildo Gonçalves, segundo a senadora, também não é de conhecimento dela.
– Luiz Cláudio Santana Montenegro, continua Rose, veio de Pernambuco, por indicação do ministro.
– E a Rita de Cássia Rebouças é assessora do gabinete da senadora.
A senadora Rose de Freitas ressalta ainda que a presidente Dilma não se relaciona com quaisquer movimentações na Codesa. E também sempre dá apoio a um profissional que apresenta capacidade técnica ara assumir uma função.