Menos de quatro meses depois de assumir o comando da Secretaria de Defesa Social da Serra, o coronel Nylton Rodrigues jogou a toalha. Criticado por lideranças políticas e comunitárias, Nylton, que é coronel da Reserva Remunerada da Polícia Militar, entregou o cargo na tarde da última sexta-feira (17/05), horas depois de aparecer na TV Gazeta falando das abordagens a ônibus feitas pela Guarda Municipal.
O coronel Nylton Rodrigues deverá ser substituído pelo vereador Cabo Porto (PSB). Para o prefeito Audifax Barcelos, Nylton Rodrigues alegou tratar-se de uma “decisão pessoal e familiar”. Disse que já vinha sendo planejando a saída há algum tempo. O coronel Nylton assumiu o cargo em 28 de janeiro de 2019, no lugar do também coronel da Reserva Jaílson Miranda.
O coronel Nylton foi um dos protagonistas da maior crise já vivida pela segurança pública do Espírito Santo, Ele assumiu o comando da PM em fevereiro de 2017, no terceiro dia do aquartelamento dos policiais.
Fiel aos métodos empregados pelo então governador Paulo Hartung, Nylton iniciou uma série de perseguição na PM. Foi dele e de outros oficiais aliados as alterações nas Leis de Promoção dos Oficiais e Praças, adotando critérios subjetivos (políticos) para promoção. As leis foram derrubadas pelo governador Renato Casagrande.
Em 2018, o coronel Nylton Rodrigues foi nomeado secretário Estadual da Segurança Pública e Defesa Social, no lugar de André Garcia, que deixou o cargo para ser candidato a deputado estadual.
Nos bastidores, a informação que circula é que o prefeito Audifax Barcelos irá convidar o vereador Cabo Porto para o cargo de secretário Municipal de Defesa Social.
Jucélio Nascimento Porto entrou na PMES em 19 de agosto de 1996. Antes de ir para a Reserva Remunerada, por força da Constituição Federal por ter assumido o cargo de vereador, ele atuava no 6º Batalhão (Serra). Foi lá que fez o Curso de Formação de Soldados (CFSd).
Cabo Porto foi eleito para seu primeiro cargo na política no pleito de 2016. Obteve 3.080. Até 2015, Cabo Porto era um dos recordistas de elogio na Polícia Militar. Ao longo da carreira, foram mais de 390 elogios em sua carreira e pelo menos 40 prêmios de ‘Destaque Operacional” no âmbito do 6º BPM.
Procurado pelo site Blog do Elimar Côrtes, o vereador, que estava na sessão do Legislativo na tarde desta segunda-feira (20/05), preferiu não comentar a possibilidade de vir a ser secretário da Defesa Social.
Porém, disse que, “como soldado, estou aqui para somar, respeitando, todavia, decisões do meu partido, tomadas sempre em defesa da população serrana”.