No período de janeiro a novembro de 2025 foram registrados 720 homicídios dolosos no Espírito Santo, uma redução de 9,4% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram 795 foram assassinadas. Este resultado mantém a marca de menor quantidade de homicídios da série histórica desde 1996 (considerando o período parcial de janeiro a novembro de cada ano). O Estado encerrou novembro de 2025 com o menor número de assassinatos desde 1996. Foram 71 registros no mês, três a menos que em 2024 — até então o melhor novembro da série histórica.
Todas as Regiões do Estado apresentam redução nos registros de homicídios, destaque positivo para Região Noroeste que registrou sete mortes no mês de novembro. Destaque negativo para a cidade de Vitória que teve seis assassinatos no mês de novembro, comportamento também desviante no município de São Mateus com sete assassinatos. Para que 2025 seja concluído com menos de 800 homicídios no Estado, o mês de dezembro deverá registrar no máximo 79 ocorrências.
O governador Renato Casagrande (PSB) faz uma avaliação da redução da violência, apontando o Programa Estado Presente em Defesa da ida como primordial para essa conquista:
“Os bons resultados são fruto de muito trabalho e investimento. A segurança pública é um trabalho de todo o Governo, pois afeta todas as áreas. Estamos conseguindo reduzir todos os tipos de crime, inclusive os mais desafiadores, como os feminicídios. Vamos seguir investindo forte, trabalhando duro, utilizando tecnologia e valorizando nossos profissionais para que consigamos estar entre os Estados mais seguros do País”, afirmou o governador, que, na noite da última quinta-feira (27/11) presidiu a solenidade do Curso de Habilitação de Sargentos (CHS 2025), no Pavilhão de Carapina, Serra, em que 332 militares assumiram o posto de sargento.
Todas as regiões do Estado apresentaram redução em relação ao ano anterior. O destaque é a Região Sul, que registrou 54 homicídios em 2025, ante 79 no mesmo período de 2024 — queda de 31,6%, o melhor resultado desde 1996. Em seguida aparecem: Região Serrana (-28,6%), Região Noroeste (-15%), Região Norte (-7,4%) e Região Metropolitana (-1,1%).
“O ano passado havia sido o melhor novembro da série histórica, e agora em 2025 a redução foi ainda maior. É um trabalho sem volta para levar o Espírito Santo a ser um dos Estados mais seguros do Brasil. Com o Estado Presente, temos integração, inteligência e investimentos permanentes, além da atuação e dedicação qualificada das nossas forças de segurança. Estamos realizando os maiores investimentos em Segurança Pública da história, com responsabilidade e intensidade”, destacou o vice-governador e coordenador do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Ricardo Ferraço (MDB).
O Governo do Estado tem intensificado ações do Programa Estado Presente, que integra diferentes frentes para reduzir a violência e salvar vidas. Em 2025, os investimentos em tecnologia e inteligência fortaleceram o combate ao crime, com soluções como Totens de Segurança, câmeras com reconhecimento facial, Cerco Inteligente fixo e móvel, além do fortalecimento do Núcleo de Intervenções Rápidas (NIR).
“O que o Espírito Santo tem feito no combate às organizações criminosas é exemplo de planejamento, gestão e ação integrada. Temos reduzido os homicídios ano após ano, em um trabalho construído a muitas mãos. Aqui, a Segurança Pública é tratada com seriedade, e o resultado é uma população que vive com mais tranquilidade”, disse o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno.
Situação na Região Metropolitana
No acumulado do ano foram registrados 373 homicídios na Região Metropolitana, contra 377 registros no mesmo período de 2024 (redução de 1,1%). Este é o melhor resultado da série histórica (desde 1996). No mês de novembro foram 40 registros de homicídios na Grande Vitória, tendo sido o pior resultado do ano. No mês de novembro destaque negativo para o município de Vitória, com 6 registros de assassinatos, segundo pior resultado do ano. Vila Velha e Cariacica registraram 11 homicídios, resultado melhor que o mês de outubro, mas ainda em patamar elevado. Serra registrou nove assassinatos em novembro, resultado pior que o mês de outubro, mas importante a manutenção dos registros na casa de um dígito
SERRA: 9 homicídios no mês de novembro, conseguindo manter os registros na casa de um dígito. No acumulado do ano o município apresenta redução, foram 92 registros em 2025, contra 113 em 2024, redução de 19%.
CARIACICA: O município registrou 11 homicídios em novembro, redução em relação ao mês de outubro (14). No entanto, o percentual no acumulado do ano preocupa, pois caiu para apenas 1%, uma diferença de apenas um registro, são 91 registros em 2025 contra 92 no mesmo período de 2024.
VITÓRIA: 34 homicídios no acumulado do ano (janeiro a novembro), frente a 52 no mesmo período de 2024, totalizando uma redução de 35%. O resultado do mês de novembro não foi satisfatório, foram registrados seis homicídios na Capital, este foi o segundo pior resultado do ano.
VILA VELHA: No mês de novembro foram registrados 11 homicídios, resultado melhor que o apresentado em outubro (14). No acumulado do ano, o resultado continua negativo, foram contabilizados 115 homicídios contra 92 em 2024, um aumento de 25%. O município de Vila Velha ocupa o primeiro lugar no ranking estadual de homicídios.
Feminicídios, homicídios de mulheres e latrocínios
Os homicídios de mulheres e os feminicídios também apresentam queda no acumulado do ano. Entre janeiro e novembro de 2025, foram registrados 69 homicídios de mulheres, frente a 89 no mesmo período de 2024 — uma redução de 22,5%. Os feminicídios somam 31 casos no ano, contra 37 em 2024, representando queda de 16,2%.
Embora não integrem o total de homicídios dolosos, os latrocínios (roubo seguido de morte) também registraram redução importante: 21 casos em 2025, contra 34 em 2024 — retração de 38,2%.



