O governador Renato Casagrande (PSB) determinou, nesta quarta-feira (09/12), reajuste de 50% no valor das diárias a serem pagas a policiais militares e civis e os militares do Corpo de Bombeiros designados para trabalhar em 11 cidades do balneário capixaba durante a Operação Verão. A operação começa no dia 26 de dezembro de 2020 e se estenderá até 21 de fevereiro de 2021. O reajuste já está publicado no Diário Oficial do Estado.
A partir de agora, segundo o Governo, policiais militares lotados em diversas unidades pertencentes a municípios que fazem divisa com Guarapari, Linhares e São Mateus, receberão diárias em caso de deslocamento para as praias dessas três cidades.
A diária, atualmente, é de R$ 112,00. Com os 50% de reajuste, passará para R$ 168,00. Este é o segundo reajuste concedido por Renato Casagrande desde que tomou posse, para seu segundo mandato, em janeiro de 2019. Na Operação Verão 2019/2020, o Governo do Estado havia também concedido reajuste de 50% no valor das diárias. O reajuste, no entanto, somente valeu durante a vigência da operação daquele período (de 26 de dezembro de 2019 a 1º de março de 2020). O reajuste leva como base os valores pagos dentro do Decreto nº 3.328-R, de 17 de junho de 2013.
O deputado estadual Coronel Alexandre Quintino (PSL) agradeceu ao governador Renato Casagrande pelo reajuste no valor das diárias para os operadores da segurança pública que participarão da Operação Verão. Foi o próprio Quintino quem solicitou ao governador o reajuste, por meio da Indicação de Projeto de Decreto Executivo nº 1980/2020:
“Serão aproximadamente 23 mil diárias de policiais militares que serão majoradas na Operação Verão 2020/2021. E é através do pagamento destas diárias que é garantido o custeio do militar em atuação. Importante ação em prol dos militares e, por consequência, em benefício da segurança de nossa população”, pontuou o Coronel Quintino.
Outra medida importante tomada pelo governador Renato Casagrande foi anunciada pelo comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus. Segundo ele, o governador atendeu a Polícia Militar e, para a Operação Verão 2020/2021, autorizou, além de Guarapari, a inclusão dos municípios de Linhares e São Mateus como regra de exceção para pagamento de diárias.
“Desta forma, policiais militares de diversas unidades pertencentes a municípios limítrofes a Guarapari, Linhares e São Mateus, poderão ser empenhados nesses municípios litorâneos durante a Operação Verão e fazer jus ao recebimento de diárias”, disse o comandante Caus.
Ou seja, antes, por exemplo, policiais de Nova Venécia, que faz divisa com São Mateus, eram escaldos para atuar nas praias da cidade vizinha, na Operação Verão, mas não recebiam diárias. Agora, passarão a receber.
“Essa medida trará dinamismo ao trabalho policial e redução de grandes deslocamentos de nossa tropa, atendendo ao interesse público e as peculiaridades do policiamento de verão, período em que a número de turistas aumenta consideravelmente no litoral capixaba e o reforço no policiamento se torna fundamental para garantir a tranquilidade pública nessas regiões”, acrescentou o oficial.
O coronel Caus também agradeceu ao governador pela majoração em 50% do valor da diária para os operadores da segurança pública que atuarem na Operação Verão 2020/2021, nos municípios litorâneos de Anchieta, Aracruz, Conceição da Barra, Fundão (Praia Grande), Guarapari, Itapemirim, Linhares, Marataízes, Piúma, Presidente Kennedy e São Mateus.
“Essa medida trará estímulo ao policial militar que atuar na Operação Verão, com o pagamento de diária que garante o custeio de suas despesas, sendo uma medida de valorização e reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Polícia Militar”, salientou o coronel Caus.
“Quero agradecer ao Exmo. Governador Renato Casagrande, que mesmo num período de crise, não tem medido esforços no sentido de reconhecer e apoiar o trabalho realizado pela Polícia Militar, incluindo a Operação Verão, período em que boa parte dos policiais militares da Corporação são deslocados para servir e proteger a população capixaba e aos turistas que escolhem nosso Estado para aproveitar momentos de lazer e de descanso”, finalizou o comandante-geral da PM.