Carregando...

A Secretaria de Estado da Saúde alcançou um marco histórico: o Serviço de Teleconsulta já está presente em todos os 78 municípios capixabas. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (09/07) pelo governador Renato Casagrande (PSB) e pelo secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann. A iniciativa, segundo eles, representa um avanço significativo na regionalização da saúde e na modernização dos serviços públicos, garantindo mais acesso e agilidade no atendimento à população. O serviço foi lançado em 17 de janeiro de 2025, inicialmente, na Região Sul:

“Chegamos às 78 cidades do Estado. O Governo oferta mais de 250 mil consultas, em 18 especialidades. Até agora foram realizadas 25 mil consultas. Tiramos da estrada as pessoas que precisavam se deslocar de um município para outro. Estamos proporcionando conforto, dignidade e segurança a quem precisa do SUS [Sistema Único de Saúde]”, disse Casagrande.

Com o uso da tecnologia, a Teleconsulta permite que pacientes recebam atendimento médico especializado sem precisar se deslocar por longas distâncias. Muitas pessoas, que antes enfrentavam horas de viagem até outras cidades para uma simples consulta, agora são atendidas no próprio município, com mais conforto, segurança e dignidade.

Para o secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, a expansão da Teleconsulta é uma conquista coletiva e reforça o compromisso do governador Renato Casagrande e do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB) com uma saúde pública mais eficiente, humana e acessível:

“Estamos usando a tecnologia como aliada para aproximar o cuidado de quem mais precisa. A saúde precisa estar onde o capixaba está, e é isso que estamos fazendo. Esse é um passo fundamental para garantir equidade e eficiência no atendimento à população”, afirmou Tyago.

De acordo com o secretário, a ampliação da Teleconsulta é fruto de planejamento, investimento em infraestrutura digital e integração entre as redes de atenção à saúde:

“A presença da Teleconsulta em todo o Espírito Santo é um passo concreto na construção de um sistema de saúde mais moderno, que coloca as pessoas no centro das decisões e utiliza a inovação como ferramenta para salvar vidas e melhorar o cuidado com os capixabas. É o Governo do Estado aproximando a saúde de quem mais precisa”, concluiu Tyago Hoffmann.