A Vale apresentou o cronograma para a implantação do Ramal Anchieta, uma extensão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) entre Santa Leopoldina – município localizado na Região Serrana do Espírito Santo – e Anchieta, que fica no litoral Sul capixaba. O projeto prevê uma linha tronco com extensão de cerca de 80 quilômetros e uma conexão com o Porto de Ubu e pátio ferroviário, totalizando aproximadamente 20 quilômetros de extensão. A expectativa é de que o ramal ferroviário crie mais de 1.500 empregos diretos durante o pico das obras. O investimento total na construção é da ordem de R$ 6 bilhões.
A apresentação do cronograma aconteceu na manhã de quarta-feira (12/07), no Palácio Anchieta, em Vitória, com as presenças do governador Renato Casagrande (PSB); do vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço (PSDB); representantes da empresa; lideranças empresariais; e autoridades políticas. Em sua fala, o governador agradeceu a união dos capixabas e dos setores produtivos pelo crescimento econômico e social do Estado e ainda deu uma alfinetada em certa liderança política, sem citar nome:
“Quero agradecer a todos da Vale que estão aqui apresentando esse projeto tão bem arquitetado. Antigamente tinha governante que se achava o salvador da pátria, mas em nosso governo gostamos de compartilhar as conquistas. Nós queremos juntos fazer o desenvolvimento do Espírito Santo. Geramos mais empregos e crescemos acima da média nacional. Não é o governador sozinho que faz isso. É o resultado da ação de todos nós”, pontuou Casagrande.
Renato Casagrande falou ainda sobre o projeto: “A Vale é uma potência mundial que está assumindo um compromisso público de fazer a ferrovia. A partir de agora tem cronograma, prazo e todos nós podemos ajudar. Os gargalos agora são as desapropriações e licenças ambientais. Os prefeitos podem nos ajudar muito na questão das desapropriações. Vamos fazer nossa parte para dar suporte para a empresa iniciar o mais rápido possível as obras.”
A mineradora vem, desde 2020, realizando estudos técnicos como topografia, sondagem e análise geofísica, social e ambiental ao longo do traçado. O projeto básico já foi concluído para o trecho da linha tronco e está em desenvolvimento o trecho de conexão com Ubu, em Anchieta. No início do próximo ano, com a conclusão dos estudos, a Vale deve entrar com o pedido de Licenciamento Ambiental Prévio junto aos órgãos competentes e também realizará estudos complementares para obtenção da Licença de Instalação.
Santa Leopoldina, cidade escolhida para ter um tronco da ferrovia com ligação ao Porto de Ubu, está numa das regiões em que a pecuária é uma das mais fortes do Estado. Um dos exemplos é Santa Maria de Jetibá, município vizinho, que é mais o maior produtor de ovos do País. A região é rica também em produtos agrícolas.
“Avançamos muito no desenvolvimento do projeto, que vem sendo acompanhado por um grupo de trabalho coordenado pelo Governo do Estado e composto por representantes de órgãos públicos, da Federação das Indústrias (Findes), do ES em Ação e da Vale. A partir do momento em que tivermos todas as licenças e a liberação das áreas para as obras, o prazo de implantação da ferrovia é de cerca de 60 meses”, destacou o diretor de Assuntos Regulatórios da Vale, Marcelo Sampaio.
Presente ao evento, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), destacou a importância da implantação do Ramal Anchieta para o desenvolvimento do Estado, falou da união em prol do capixabas e pontuou que as cidades do Sul poderão, com esse investimento, atrair mais empresas e empregos para a região:
“Atualmente, enfrentamos uma disparidade considerável de incentivos e investimentos entre o Norte e o Sul do Estado. A construção dessa ferrovia é importante para diminuir essa diferença que existe e garantir oportunidades equitativas para todos os cidadãos capixabas. Os municípios do Sul capixaba, com uma infraestrutura ferroviária robusta, vão poder atrair novos empreendimentos, indústrias e investimentos para a região, gerando empregos, aumentando a arrecadação de impostos e impulsionando a economia local. A presença conjunta da Assembleia Legislativa, do Governo do Estado e dos prefeitos do sul durante a solenidade é uma demonstração clara de que estamos unidos em prol desse projeto. Nós entendemos a necessidade de superar os entraves burocráticos que possam atrasar ou dificultar sua implementação. Estamos dispostos a trabalhar em conjunto com o governo do Estado, superando obstáculos e buscando soluções eficazes para que a ferrovia saia do papel o mais rápido possível”, pontuou o deputado Marcelo Santos.
Ferrovia Kennedy
Além de construir o Ramal Anchieta, a Vale se comprometeu voluntariamente a doar o projeto básico da Ferrovia Kennedy, um trecho de 87 quilômetros que liga o Ramal Anchieta ao município de Presidente Kennedy, que representa o primeiro trecho da EF-118. O projeto básico é fundamental para viabilizar investimentos desse porte, tanto na priorização de ações junto aos órgãos públicos quanto na atração de parceiros e investimentos para sua construção.
A previsão é que o projeto seja doado ao Governo do Espírito Santo em 2024. “Esse esforço de colaboração é fundamental, na medida em que a Vale apresentou no dia de hoje um cronograma demonstrando claramente que o projeto de engenharia está pronto, que os estudos ambientais estão prontos. Este não é um projeto do Governo e nem da Vale, é um projeto do estado do Espírito Santo, que será vetor de muita prosperidade e de muita geração de oportunidades, principalmente no Sul capixaba”, comentou Ricardo Ferraço.
O vice-governador e secretário de Desenvolvimento destacou a relevância do projeto para toda a região. “No primeiro momento, chegamos ao polo industrial de Anchieta e no segundo momento, queremos chegar na divisa com o Rio de Janeiro, onde teremos o complexo do Porto Central. Será um grande horizonte de oportunidades para a região sul. Vamos trabalhar para que o Estado continue prosperando. Serão R$ 6 bilhões de investimento, na primeira etapa, que vão gerar cerca de 1,5 mil postos de trabalho”, completou.
Deputado prevê expansão econômica do Sul com o Ramal Anchieta da Vitória-Minas
O deputado Mazinho dos Anjos (PSDB) participou do evento em que a Vale apresentou ao Governo do Estado o cronograma para implantação de um ramal de extensão da Estrada de Ferro Vitória-Minas. E fez previsões otimistas para o futuro.
“É mais uma obra estruturante do Espírito Santo, promovendo o desenvolvimento e a expansão econômica, abrindo caminho para a expansão ferroviária rumo a Presidente Kennedy, no Porto Central. Nosso Estado vive uma nova fase de crescimento baseado na logística e esse investimento vai voltar a acelerar o desenvolvimento também do Sul do Estado”, disse o deputado Mazinho dos Anjos, ao lado do diretor de Assuntos Regulatórios da Vale, Marcelo Sampaio.
(Fotos: Hélio Filho/Secom)