Sem resultados
Ver todos os resultados
sábado, 19 julho, 2025
  • Login
Blog do Elimar Cortes
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Politica

Casagrande toma posse no Conselho da Federação como representante dos governadores do Sudeste e do Sul

O líder capixaba foi indicado por seus colegas de Minas, Rio, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A posse, dada pelo presidente Lula, ocorreu na manhã desta quarta-feira (25/10) em Brasília. “Este é um Colegiado importante, cujos debates nas câmaras técnicas vão contemplar os interesses da Federação. Para que a gente possa encaminhar soluções que sejam de interesse do Brasil e que possam melhorar de fato a vida das pessoas. Nossa região traz alguns temas importantes, como a segurança pública, que vive um momento desafiador especialmente no estado do Rio de Janeiro”, afirmou Casagrande.

25 de outubro de 2023
dentro Politica
Casagrande toma posse no Conselho da Federação como representante dos governadores do Sudeste e do Sul
494
COMPARTILHAMENTOS
1.4k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe

Indicado pelo Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), formado pelos governadores do Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, o capixaba Renato Casagrande (PSB) tomou posse, na manhã desta quarta-feira (25/10), como membro titular do Conselho da Federação, Colegiado criado em abril deste ano pelo Governo Federal. O Conselho foi instalado nesta mesma quarta, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Trata-se de um órgão criado para reunir Governo Federal, ministros, governadores e representantes de entidades municipalistas. A reunião de instalação do Conselho e de posse dos integrantes ocorreu no Palácio do Planalto, em Brasília. Lula preside o Colegiado, que tem o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, como secretário-geral.

O governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), também foi indicado para compor o Colegiado pelo Cosud. Um dos objetivos do Conselho da Federação é debater temas relevantes e reformas de interesse comum, que busquem o desenvolvimento econômico sustentável, com foco na redução das desigualdades sociais e regionais, além da promoção da cooperação federativa na gestão de políticas públicas.

“Tenho a satisfação de representar a Região Sudeste no Conselho da Federação. Este é um Colegiado importante, cujos debates nas câmaras técnicas vão contemplar os interesses da Federação. Para que a gente possa encaminhar soluções que sejam de interesse do Brasil e que possam melhorar de fato a vida das pessoas. Nossa região traz alguns temas importantes, como a segurança pública, que vive um momento desafiador especialmente no estado do Rio de Janeiro”, afirmou o governador capixaba.

Renato Casagrande falou também sobre a necessidade de adaptação às mudanças climáticas. “Nós temos Estados vulneráveis a eventos climáticos extremos. Por isso, são necessários investimentos em obras de adaptação, bem como de linhas de financiamento e fundos específicos são fundamentais. Outro ponto que trazemos a este Conselho é sobre a dívida dos estados. Mesmo que o Espírito Santo não tenha esse problema, os demais da região têm”, acrescentou.

Ainda na primeira reunião, participaram também os ministros Rui Costa (Casa Civil), Fernando Haddad (Fazenda) e Simone Tebet (Planejamento). Na ocasião, o presidente Lula destacou a importância da boa relação entre os governos Federal, Estaduais e Municipais e reforçou que não lhe interessa o partido dos governadores, pois cabe ao Presidente da República encerrar divergências pessoais e partidárias.
Lula afirmou que o problema da seca nos Estados da Amazônia é um problema, também, do Governo Federal, assim como a situação do Rio de Janeiro, que ele comparou ao conflito entre Israel e Hamas.

“Era muito fácil eu ficar vendo aquelas cenas que ontem apareceram na televisão e antes de ontem, que parecia a própria Faixa de Gaza de tanto fogo e de tanta fumaça, e dizer ‘é um problema do Rio de Janeiro, é um problema do prefeito Eduardo Paes, é um problema do governador Castro’. Não. É um problema do Brasil. É um problema nosso que nós temos que tentar encontrar a solução”, disse. Sobre a guerra no Oriente Médio, Lula informou que continuará a conversar com outros líderes a fim de tentar liberar a saída dos brasileiros que estão retidos na Faixa de Gaza.

Composição do Conselho da Federação:

➖️ Presidente – Luiz Inácio Lula da Silva, Presidente da República
➖️ Vice-presidente – Geraldo Alckmin, vice-presidente da República
➖️ Membros:
– Alexandre Padilha, Ministro das Relações Institucionais
– Rui Costa, Ministro-chefe da Casa Civil
– Simone Tebet, Ministra do Planejamento e Orçamento
– Fernando Haddad, Ministro da Fazenda
– Renato Casagrande, Governador do Espírito Santo (representando o Cosud)
– Eduardo Leite, Governador do Rio Grande do Sul (Cosud)
– Mauro Mendes, Governador do Mato Grosso (Brasil Central)
– Helder Barbalho, Governador do Pará (Amazônia Legal)
– João Azevedo, Governador da Paraíba (Nordeste)
– Ibaneis Rocha, Governador do Distrito Federal (Fórum dos Governadores)
– Paulo Roberto Ziulkoski e Ivo Rezende Aragão (Confederação Nacional dos Municípios)
– Edvaldo Nogueira Filho e Eduardo Paes (Frente Nacional de Prefeitos)
– Ary José Vanazzi e José Ordinan Ortolan (Associação Brasileira de Municípios)

(Fotos: Giovani Pagotto/Governo do ES)

 

Post Views: 225
Compartilhe198Enviar
Facebook Instagram Youtube

Copyright © 2024 Augusto Assis

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato

Copyright © 2024 Augusto Assis