Pesquisa nacional divulgada na manhã desta sexta-feira (22/01) pelo Instituto Paraná indica que 53,3% dos brasileiros são a favor de que as pessoas sejam obrigadas a tomar a vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) assim que todas as doses estiverem disponíveis no País. Outros 41,3% são contra a obrigatoriedade, enquanto 5,4% dos entrevistados não souberam opinar.
Em setembro de 2020, o Instituto apresentou a mesma pesquisa. Naquela ocasião, 55,2% eram favoráveis da obrigatoriedade da vacina, enquanto outros 38,6% se manifestaram contra.
O Instituto Paraná também perguntou: “Se não for obrigatório, o(a) Sr(a) pretende tomar a vacina da Covid-19?”. Pelo menos 65,7% responderam “sim”. Outros 21,8% dos entrevistados disseram que “depende de qual país a vacina será importada”, enquanto 9,2% responderam “não” e 3,4% não souberam responder. Em setembro de 2020, o índice dos que responderam que tomariam a vacina, mesmo não sendo obrigatória, era de 61,2%.
Em Cariacica, o prefeito Euclério Sampaio esteve presente no primeira dia da vacinação no município. A primeira moradora da cidade a ser imunizada foi Joana Ornelas dos Santos, de 102 anos. Dona Joana é moradora do Lar do Idoso Avedalma, localizado em Morrinhos, Cariacica Sede, desde 2014. Ela foi escolhida por, atualmente, ser a mais idosa a viver na instituição. A imunização respeitou a lista determinada pelos órgãos de saúde e causou muita emoção na idosa.
PROCEDIMENTOS UTILIZADOS NA REALIZAÇÃO DA PESQUISA
O universo da pesquisa do Instituto Paraná abrange a população brasileira. Para a realização da pesquisa foi utilizada uma amostra de 2.292 habitantes, sendo esta estratificada segundo sexo, faixa etária, escolaridade, nível econômico e posição geográfica.
O trabalho de levantamento de dados foi feito através de entrevistas pessoais telefônicas com habitantes com 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal e em 238 municípios brasileiros entre os dias 16 e 19 de Janeiro de 2020, sendo auditadas simultaneamente à sua realização,20,0% das entrevistas.
Tal amostra representativa do Brasil atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,0% para os resultados gerais.
Nas análises das questões por localidade, o grau de confiança atinge 95,0% para uma margem de erro de 3,0% para o estrato da Região Sudeste, onde foram realizadas 997 entrevistas, 4,0% para o estrato da Região Nordeste, onde foram realizadas 617 entrevistas, 5,5% para o estrato da Região Norte + Centro-Oeste onde foram realizadas 343 entrevistas e 5,5% para o estrato da Região Sul, onde foram realizadas 335 entrevistas. A Paraná Pesquisas encontra-se registrada no Conselho Regional de Estatística da 1ª, 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª e 7ª Região sob o nº 3122/20.
A amostra é representativa dos moradores das áreas pesquisadas e foi selecionada em duas etapas. Na primeira etapa realizou-se um sorteio probabilístico dos municípios onde as entrevistas foram realizadas através do método PPT (Probabilidade Proporcional ao Tamanho), considerando a população com 16 anos ou mais residente nos municípios como base para essa seleção. Na segunda etapa, a seleção dos entrevistados dentro do município, foi feita utilizando-se quotas amostrais proporcionais, em função das seguintes variáveis: sexo, faixa etária, escolaridade e nível econômico.