Carregando...

Acaba de ser criado no Espírito Santo o Instituto de Defesa da Advocacia e da Sociedade Capixaba (Idasc). Presidido pelo advogado João Batista Dallapiccola Sampaio e tendo como vice-presidente Jeanine Nunes Romano, o Idasc já tem agendado um Congresso, que vai acontecer no dia 6 de novembro deste ano, às 16h30, o auditório da Faculdade Pio XII, em Campo Grande, Cariacica.

Fundado em setembro de 2025, o Idasc, segundo seu presidente, foi criado como objetivo de fortalecer a advocacia, com a realização de palestras, congressos estaduais e municipais, capacitação profissional, pesquisas e cursos: “Entendemos que a advocacia é maior do que a OAB [Ordem dos Advogados do Brasil] e maior do que outros institutos já existentes”, frisou João Batista Dallapiccola.

Ele informou ter sido procurado por um grupo de advogados e advogadas para estudar a possibilidade da criação de um instituto com o perfil adotado pelo Idasc. “Vamos implantar ensino e pesquisa, aliado ao prestígio da advocacia junto à sociedade capixaba, para retomar a defesa dessa mesma sociedade como parte suplementar a outras instituições”, afirma João Batista, que é advogado da área dos Direitos Sociais, que compreende causas Trabalhistas, Previdenciárias, Acidentárias e Indenizatórias no âmbito da Justiça Estadual e Federal.

Segundo ele, o Congresso da Advocacia que acontecerá em Cariacica –  no dia 6 de novembro, na Pio XII –, vai ser em conjunto com a subseção da OAB de Cariacica. Serão abordados assuntos de interesses dos profissionais dos municípios, como os direitos Trabalhistas, Previdenciários e Constitucional, além de discutir desafios enfrentados pela ‘Jovem Advocacia’.

Já no mês de dezembro de 2025, o Idasc pretende realizar outro Congresso Municipal, desta vez em Vitória, com o tema do Direito do Meio Ambiente.

Além de João Batista Dallapiccola Sampaio e Jeanine Nunes Romano, o Idasc tem ainda na diretoria o advogado José Geraldo Alves da Silva (Tesoureiro) e os conselheiros Rogério Nunes Romano, Rafael Augusto de Azevedo Sampaio, Flávio Aredes Louzada e Souza, Jociani Pereira Neves, Renata Milholo Carreiro, Leonardo de Amarins Noé e Pedro Estevam da Silva Gomes – os três últimos são conselheiro suplentes.