O senador Marcos Do Val (Podemos) recebeu a maior nota entre os políticos do Espírito Santo no Ranking dos Políticos, feito pelo Blog Ranking dos Políticos e divulgado nesta terça-feira (14/07). Com 135 pontos, Marcos Do Val, que está em seu primeiro mandato – ele nunca foi político de carreira e entrou na disputa, em 2018, incentivado pelo seu amigo, o governador Renato Casagrande (PSB) – ocupa a 14ª posição do ranking nacional.
Do Val, que é fundador do Cati (empresa pioneira de treinamento policial que atravessou fronteiras, indo do Brasil para outros lugares do mundo, como Estados Unidos e Europa), instrutor da SWAT (parte da polícia norte-americana) e consultor de segurança, recebeu com orgulho e alegria o resultado da pesquisa:
“Quero agradecer a todos da minha equipe e a todos vocês capixabas por essa conquista. Em apenas 17 meses de mandato, conquistamos o 1° lugar do Espírito Santo no Ranking dos Políticos, sendo considerado o melhor parlamentar capixaba em âmbito nacional. Ficamos ainda entre os 20 melhores congressistas do País no ranking que leva em consideração o desempenho dos 593 deputados e senadores. Nossa colocação é de 14° do Brasil”, disse o senador, na tarde desta terça-feira.
O Ranking dos Políticos é formado com base no desempenho dos parlamentares: se faltam pouco, se economizam verba de gabinete, se não têm processos, se votam em boas leis para o País. “Esse resultado é fruto de um trabalho honesto, sério e comprometido com o nosso Estado e com o Brasil”, frisa Marcos Do Val.
Depois de Marcos Do Val, quem melhor se destaca entre os parlamentares capixabas no Congresso Nacional é a deputada federal Doutoras Soraya Manato (PSL), na 36ª posição, com 113. Depois, surge o deputado federal Evair de Melo (PP), com 96 pontos, na 65ª posição. A senadora Rose de Freitas (MDB), veterana no Congresso, tem apenas nove pontos, ocupando a 292ª posição.
Recém chegado ao Congresso, com fama de político “ético e moralizador”, mas que vem adotando uma postura nada proativa – só sabe atacar e processar o presidente Jair Bolsonaro e defender as bandeiras da extrema esquerda –, o senador Fabiano Contarato (Rede) vem decepcionando. Possui 39 pontos negativos, ocupando a 441ª posição o ranking.
Ainda entre os capixabas, os destaques negativos do Blog Ranking dos Políticos são os deputados federais Norma Ayub (-6 pontos); Da Vitória (-11), Lauriete (-17), Sérgio Vidigal (–42) e Helfder Salomão (-81)
A pontuação dos políticos é definida de acordo com sua atuação no combate à corrupção, aos privilégios e ao desperdício da máquina pública. Para apurar as informações, o Blog Ranking dos Políticos avalia os dados sobre presenças nas sessões, economia de verbas, processos judiciais e votações dos parlamentares nas decisões mais importantes do Congresso.
Todos os dados apresentados são de origem oficial pública, obtidos diretamente dos sites do Senado, da Câmara e dos Tribunais de Justiça. Cada ponto ganho ou retirado está documentado, com a origem da informação e a fonte, de modo que qualquer um possa conferir.
De acordo com o Blog Ranking dos Políticos, o Congresso Nacional permaneceu no centro do poder no primeiro semestre de 2020, participando de praticamente toda decisão importante nesse período. Mas muito do que era esperado para os primeiros 6 meses deste ano acabou não se concretizando, parte em função do novo coronavírus, parte em função da falta de entendimento para determinados temas.
Classificados em primeiro lugar no Ranking dos Políticos por Estado no primeiro semestre de 2020, há integrantes do MDB (3), PSDB (4), PSD (2), DEM (2), PSL (6), Podemos (4), Novo (5) e Patriota (1). Os pesselistas aparecem mais vezes entre os rankeados, sendo a sigla com o maior número de deputados e senadores rankeados em destaque.
Ao analisar o número total neste recorte (o Blog escolheu três por Estado), a vantagem segue com o PSL, que tem 19 parlamentares entre os melhores na classificação, seguido pelos oito integrantes do MDB e, em empate técnico, estão em terceiro PSDB, PSD, PP e Novo, cada um com sete representantes destacados.
O PSL, ex-partido do presidente Jair Bolsonaro, também é o único partido onde todos os parlamentares reunidos entre os três com maior pontuação no Estado são integrantes da mesma legenda. Trata-se do Mato Grosso do Sul, onde os rankeados são os pesselistas senadora Soraya Thronicke e os deputados Loester Trutis e Dr. Luiz Ovando.