Ao participarem, na manhã desta sexta-feira (14/03), da inauguração da estrada do programa Caminhos do Campo, em Roda D’Água, na zona rural de Cariacica, o governador Renato Casagrande (PSB) e o prefeito Euclério Sampaio defenderam a continuidade do projeto político liderado por Casagrande para que o Espírito Santo permaneça crescendo no campo econômico e social. A via, que liga a zona urbana de Cariacica à área rural, incluindo parte da região de montanha do município, passou por um processo de pavimentação com blocos intertravados de concreto – popularmente conhecidos como Pavi’s –, ganhou asfalto e tem aproximadamente 3,5 quilômetros de extensão.
Dentre as autoridades políticas, religiosas e comunitárias presentes no evento, o prefeito de Cariacica foi o penúltimo a falar. Euclério Sampaio lembrou que, diferentemente de outros políticos locais, ele prefere trabalhar em prol do município: “Quem fica arrumando problema não vai construir nada. Estamos inaugurando este trecho hoje e já autorizei dar continuidade a ampliação do asfalto na região”, informou o prefeito, que depois fez uma pergunta à plateia no local:
“O projeto comandado pelo governador Renato Casagrande está dando certo nos 78 municípios capixabas?”. As pessoas responderam com um sonoro “sim”. E Euclério completou: “Então, por que mudar? Cariacica nunca avançou tanto como está avançando na atual gestão. Avançamos neste período muito mais do que nos últimos 30 anos antes de meu primeiro mandato. Avançamos graças também ao governador Casagrande, por quem tenho uma imensa gratidão”, agradeceu o prefeito.
Euclério Sampaio completou, lembrando às pessoas que não caiam na tentação dos discursos vazios de políticos que não ajudam Cariacica e nem o Espírito em nada e que só aparecem em época de eleição, como a que vai ocorrer em 2026, quando a população voltará às urnas para escolher novo Presidente da República, governador, senadores, deputados federais e deputados estaduais: “Aventureiros existem, mas nós trabalhamos com união”.
Em sua manifestação, o governador Renato Casagrande também ressaltou a parceria que dá certo entre o Governo do Estrado e a Prefeitura de Cariacica: “Graças a essa parceria, estamos fazendo a transformação do município. Esta região de Roda D’Água é belíssima, comprova que Cariacica tem diversos recantos maravilhosos que podem ser explorados pelo turismo”, afirmou o líder capixaba.
Casagrande ressaltou ainda que o programa Caminhos do Campo é levado a 77 dos 78 municípios capixabas. Fica de fora apenas a capital Vitória, que não possui zona rural. Trata-se de um programa de pavimentação de estradas rurais e municipais, desenvolvido pela Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca do Espírito Santo, que tem como objetivo de adequar e revestir as estradas rurais capixabas, priorizando as áreas de maior concentração de agricultura familiar para melhorar o escoamento da produção e reduzir os custos e as perdas dos produtos perecíveis.
O governador voltou a declarar que administra o Estado sem se importar com a filiação partidária dos prefeitos: “Queremos que todos nos ajudem a governar independente da ideologia política”. E acrescentou:
“O projeto [político] está dando certo. Por isso, ele deve e pode continuar. Se mudar, pode parar o Estado e Cariacica. Outro que entrar vai parar o Estado por pelo menos um ano, porque vai querer mudar tudo. Vocês reelegeram Euclério [em 2024] porque a administração dele deu certo no primeiro mandato. Preciso que vocês me ajudem a continuar a desenvolvendo o Espírito Santo”.
Inaugurada estrada do Programa Caminhos do Campo em Roda D’Água
A Prefeitura de Cariacica, em parceria com o Governo do Estado, inaugurou, na manhã desta sexta-feira, a estrada do programa Caminhos do Campo, em Roda D’Água, na zona rural. De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (Semob), o objetivo da intervenção é melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos moradores da região, facilitar o escoamento da produção agrícola local, garantir mais segurança para motoristas e pedestres e minimizar os impactos das chuvas.
O governador Renato Casagrande destacou: “Foi o nosso Governo quem fez a primeira pavimentação de Roda D’Água e agora ampliamos até a parte alta do bairro. A gente faz obras grandes e pequenas. Essa daqui é uma obra teoricamente pequena perto da que a gente costuma fazer. Mas, como sempre digo, o importante da obra não é o tamanho e o valor, mas que realiza o sonho das pessoas. Uma obra dessa dá um grande impacto para a comunidade e também para os turistas. Uma obra que foi sonhada pela comunidade e que, ao entregarmos, a gente realiza o sonho dessas pessoas e a gente anima para que os moradores possam melhorar seus comércios, suas casas e assim embeleza ainda mais essa região. Cariacica tem uma área rural linda e que ainda tem muito a ser explorado”, falou.
De acordo com a Secretaria Municipal de Obras (Semob), o objetivo da intervenção na estrada de Roda D’Água é melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos moradores da região, facilitar o escoamento da produção agrícola local, garantir mais segurança para motoristas e pedestres e minimizar os impactos das chuvas. Além de beneficiar diretamente os produtores rurais, a pavimentação também favorece o acesso dos moradores a serviços essenciais, como saúde e comércio, promovendo uma integração entre a zona rural e urbana de Cariacica.
José Alonso Rodrigues, morador de Roda D’água, utiliza a estrada todos os dias e elogiou o trabalho. “Essa estrada é como se fosse um milagre, por anos sofremos muito aqui para subir de carro. Com o calçamento, evitou esse problema. Hoje nós estamos na paz, porque nós conseguimos levar nossos materiais, nossos produtos, sem problema nenhum”, comentou.
Antes da inauguração da estrada, Renato Casagrande, Euclério Sampaio, a vice-prefeita de Cariacica, Shymenne de Castro (PSB), secretários Municipais e vereadores cariaciquenses participaram de um café ada manhã no Sítio Serra Grande, onde foram recepcionados pelo casal Claudemnir e Marilene. O sítio fica a mais de 500 metros de altitude, já na localidade de Alto Roda D’Água, com vista para a Baía de Vitória, Terceira Ponte, praias de Vila Velha e até o litoral de Aracruz.
(Fotos: Arnaldo Peruzo)