A Ordem dos Advogados do Brasil, secional do Espírito Santo, inicia um novo tempo sob a liderança de Érica Neves, a primeira mulher a presidir a instituição. Em seu discurso de posse, durante a cerimônia solene na noite de terça (11/02), em Vitória, ela destacou a importância de um olhar social ampliado, com posicionamento firme sobre temas de interesse da sociedade, sempre aliado à defesa incansável da advocacia.
“Assumi o compromisso de trazer um novo olhar para a Ordem, com a sensibilidade e a firmeza que as mulheres sabem ter. É com esse olhar transformador que queremos atuar na OAB/ES, abrindo suas portas para todos. Estamos iniciando um novo tempo”, afirmou a nova presidente, sinalizando uma gestão mais inclusiva, comprometida e atenta às demandas da advocacia e da sociedade.
“Esta será uma gestão histórica, marcada pela presença ativa da OAB-ES nos debates que impactam a sociedade, sem abrir mão da defesa intransigente da advocacia. Não seremos apenas espectadores dos desafios do nosso tempo, seremos protagonistas na construção de soluções para a cidadania, a Justiça e o Estado Democrático de Direito”, afirmou Érica. Esse novo olhar da OAB-ES representa um compromisso com a advocacia e também com a sociedade capixaba, reafirmando o papel da Ordem como uma instituição indispensável ao fortalecimento da democracia e à defesa dos direitos fundamentais.
“A OAB já voltou a ter voz! Retomamos a representação em todos os Conselhos Estaduais e Municipais. Nossa Comissão de Direitos Humanos, inativa desde 2021, já está novamente em ação, atuando em todas as frentes”, afirmou Érica.
A defesa da democracia e o resgate do papel da Ordem como instituição historicamente envolvida nos grandes movimentos do País também estiveram em destaque. A presidente enfatizou que, desde o primeiro dia de gestão, tem trabalhado para restaurar as relações da OAB/ES com os demais poderes constituídos, sempre pautada pelo respeito mútuo e pela busca do equilíbrio.
Érica Neves ressaltou aos presentes que o Brasil enfrenta um período de grandes desafios e incertezas, enfatizando a necessidade de fortalecer a democracia, garantir o acesso à Justiça e assegurar os direitos fundamentais. “A OAB-ES tem um papel essencial nesse cenário, e nossa gestão estará à altura dessa responsabilidade”, afirmou.
Durante a cerimônia, tomaram posse os diretores da Ordem: Carlos Augusto da Motta Leal (vice-presidente); Eduardo Santos Sarlo (secretário-geral); Camila Brunhara Biaziti Heleal (secretária-geral adjunta) e José Antônio Neffa Junior (tesoureiro).
Na ocasião, o vice-presidente do Conselho Federal da OAB, Felipe Sarmento, delegou o ato de posse à diretora da OAB Nacional e conselheira federal da OAB-ES, Christina Cordeiro. O momento foi simbólico e histórico, marcando a posse da presidente da Seccional, da Diretoria e do Conselho, conduzida por uma mulher em posição de liderança.
Ao encerrar a cerimônia, Felipe Sarmento fez um emocionante discurso afirmando que a presidente Érica Neves representa o movimento de vida dos novos tempos. “Você foi escolhida não apenas por ser mulher, mas por sua qualificação, ética e compromisso com as causas da nossa classe. Tenho certeza de que honrará a confiança que lhe foi depositada. Temos uma OAB capixaba altiva, resistente e pronta para lutar pelos direitos de todos. Uma OAB protagonista, capaz de ouvir, dialogar e construir as melhores soluções com equilíbrio e independência. Uma Ordem forte e destemida, comprometida com a defesa dos direitos humanos”, pontuou Sarmento
Sustentação Oral
Durante sua fala, Érica Neves destacou ainda um importante compromisso firmado em defesa das prerrogativas da advocacia. “Ontem estivemos no Tribunal de Justiça e recebi do presidente daquela Corte, desembargador Samuel Meira Brasil, o compromisso de que as sustentações orais presenciais e ao vivo estarão totalmente preservadas, sendo a gravação, criada pela Resolução 591 do CNJ, uma opção exclusiva da advocacia. Pois ‘vídeo gravado não é sustentação oral’.”
A sustentação oral é uma ferramenta essencial para a advocacia, permitindo que o profissional exponha seus argumentos de forma direta e dinâmica aos julgadores, influenciando a decisão com base na argumentação jurídica e na interação imediata. A garantia desse direito fortalece o devido processo legal e assegura uma defesa técnica plena aos cidadãos.
O governador Renato Casagrande esteve presente antes do início da cerimônia para cumprimentar a presidente Érica e a diretoria da Ordem. Na composição da mesa de autoridades estiveram os representantes do Poder Judiciário, a vice-prefeita de Vitória, Cris Samorini, a presidente da Caixa de Assistência dos Advogados, Kelly Andrade, que fez um emocionante discurso, citando a força da mulher. Ao final do evento, a diretoria e a presidente da Ordem foram aplaudidas de pé pelo público presente.