A pesquisa divulgada na manhã desta terça-feira (11/02) pelo Instituto Paraná trouxe um dado bastante positivo para o governador Renato Casagrande (PSB): pelo menos 90,1% dos capixabas aprovam o governo Casagrande. É um dos maiores índices de aprovação dentre os governadores do País. E mais: Casagrande, que está em seu terceiro mandato à frente do Executivo Estadual – o segundo consecutivo –, lidera a corrida por uma das duas vagas ao Senado nas eleições de 2026. O levantamento apontou ainda que Casagrande, mesmo não podendo recorrer ao pleito – por estar no segundo mandato consecutivo –, lidera a pesquisa no cenário espontâneo para a disputa ao Governo estadual no próximo ano.
À pergunta ‘A administração do Governador Renato Casagrande está sendo ótima, boa, regular, ruim ou péssima?’, 27,1% responderam ‘ótima’; 39,5% disseram que é ‘boa’; e 23,5% entendem como ‘regular’. A soma dos três itens dá 90,1%. Apenas 2,6% consideram ‘ruim’ e 5,5% a acham como ‘péssima’.
O Instituto Paraná também perguntou ‘De uma maneira geral, o(a) Sr(a) diria que aprova ou desaprova a administração do Governador Renato Casagrande, até o momento?’. A resposta é que 81,9 disseram que ‘aprovam’, 13,7% responderam que ‘desaprovam’ e 4,4% não souberam responder.
O Instituto Paraná questionou a população sobre a preferência ao Senado. Renato Casagrande lidera a corrida com 46,2% da preferência dos eleitores, seguido pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), com 22,5%; o ex-governador Paulo Hartung, 21,5%; o deputado estadual Sérgio Meneguelli (Republicanos); o senador Fabiano Contarato (PT), 13,1%; o ex-deputado federal Carlos Manato (PL), 12,5%; o deputado federal Evair de Melo (PP), 7,6%; o deputado federal José Da Vitória (PP), 6,4%; e o senador Marcos do Val (Podemos), 6,3%.
Como em 2026 os Estados e o Distrito Federal vão eleger dois senadores, o Instituto Paraná ouviu os entrevistados capixabas sobre as duas ações. O governador Casagrande lidera também na ‘Opção 1’, com 32,2% da preferência dos eleitores; e na ‘Opção2’, com 14,0%.
O Instituto Paraná foi a campo entre os dias 6 e 9 de fevereiro de 2025. Para a realização desta pesquisa, entrevistou 1.510 eleitores em 48 municípios do Espírito Santo. Tal amostra representativa do Estado atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais.