O Instituto Paraná divulgou na manhã desta terça-feira (11/02) mais uma rodada de pesquisa para o cargo de governador do Espírito Santo nas eleições de outubro de 2026. E, trouxe um dado que mostra a força do atual governador capixaba, Renato Casagrande (PSB), que, mesmo não podendo recorrer ao pleito – por estar no segundo mandato consecutivo –, lidera a pesquisa no cenário espontâneo – em que os pesquisadores não mostram nenhum nome aos entrevistados.
Casagrande aparece na primeira colocação com 12,9% das intenções de votos, caso as eleições fossem hoje. Nesse cenário, o atual chefe do Executivo Estadual é seguido bem de longe pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), que soma apenas 3,9%. Depois, seguem o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço (MDB), com 1,6%; o ex-governador Paulo Hartung, com 0,9%; o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), que soma 0,7%; o ex-deputado federal Carlos Manato (PL), com 0,6%; o prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (União), que chega a 0,5%; e o ex-prefeito da Serra Sérgio Vidigal (PDT), com 1,2%.
O resultado no cenário estimulado – quando os nomes de possíveis candidatos são apresentados aos entrevistados – coloca o prefeito Pazolini na liderança com 27,2% das intenções de votos. Logo atrás vem o vice-governador Ricardo Ferraço, com 18,1%.
O ex-prefeito Sérgio Vidigal é o terceiro colocado, com 15,7%. Logo depois vêm Euclério Sampaio, que soma 8,9%; o Arnaldinho, que registra 6,5% das intenções de votos; e os deputados federais Josias Da Vitória (PP), com 5%, e Helder Salomão (PT), 4%. De acordo com a pesquisa, 5,6% dos entrevistados disseram não sabem em que votariam, enquanto ‘nenhum, brancos e nulos’ somam 9,1%.
O Instituto Paraná simulou um eventual segundo turno entre os dois primeiros colocados nessa pesquisa. Pazolini, neste caso, tem 46,5% da preferência do eleitorado, enquanto Ricardo Ferraço soma 36,1%. Pelo menos 6,6% responderam não saber em que votariam. O índice de ‘nenhum dos candidatos, nulos e brancos’ chega a 10,8%.
Segundo o Instituto Paraná, a coleta de dados foi realizada através de entrevistas pessoais, entre os dias 6 e 9 de fevereiro de 2025. Para a realização desta pesquisa foi utilizada uma amostra de 1.510 eleitores em 48 municípios capixabas. Tal amostra representativa do Estado atinge um grau de confiança de 95,0% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais.