Está fechado o acordo: o deputado estadual Marcelo Santos (União Brasil) será reconduzido à presidência da Assembleia Legislativa, na eleição marcada para o início de fevereiro de 2025. O atual líder do Governo na Casa, deputado Dary Pagung (PSB), vai ser o primeiro vice-presidente. Os demais nomes a compor a futura Mesa Diretora serão definidos em breve.
Marcelo Santos, eleito em 1º de fevereiro de 2023, será reeleito com o apoio do governador Renato Casagrande (PSB), que nesta semana teve conversas com os demais deputados sobre o sentimento dos parlamentares a respeito de quem deveria comandar o Legislativo Estadual. Marcelo Santos tem o apoio unânime. O deputado Vandinho Leite (PSDB) também colocou seu nome à disposição para pleito, mas demonstrou grandeza política e vai retirar seu nome, por entender que Marcelo Santos agrega mais.
Segundo fontes do Palácio Anchieta e da Assembleia Legislativa, por questão de independência dos Poderes, não haverá anúncio formal de Renato Casagrande a respeito do apoio da base do Governo à reeleição de Marcelo. Os deputados, no entanto, saíram convencidos depois da conversa com o governador de que o melhor nome é mesmo o de Marcelo Santos. A eleição terá chapa única.
Ainda segundo as mesmas fontes, Valdinho Leite deverá ser escolhido por Casagrande para ser o futuro líder do Governo na Ales. Cargo que até então é executado com muita habilidade e eficiência por Dary Pagung.