Uma forte emoção marcou, na manhã de sábado (28/12), a inauguração da ciclovia que liga a Rodovia Leste/Oeste à Ponte do Camelo, em São Torquato, Vila Velha, e que vai beneficiar ciclistas e pedestres com um percurso seguro e acessível. A inauguração foi feita pelo governador Renato Casagrande (PSB) e o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), e a emoção ficou por conta da família – filhos, netos, bisnetos, sobrinhos, genros e noras – da líder Eliete Ribeiro dos Santos, que dá nome à ciclovia, que conta com 4,5 quilômetros de extensão.
A cerimônia de inauguração aconteceu na Academia ao Ar Livre, que fica embaixo do Viaduto da 2ª Ponte, em Cobi de Baixo. Em seguida, aconteceu um ‘pedalaço’, com a participação de dezenas de pessoas. Durante o evento, foi destacado o impacto positivo que a ciclovia terá na mobilidade ativa, um dos pilares do projeto. Arnaldinho Borgo destacou a importância da obra, chamando a ciclovia de “mobilidade na veia”, e ressaltou como a melhoria no transporte sustentável contribui para a qualidade de vida da população. O governador Renato Casagrande também enfatizou os benefícios da nova ciclovia.
“Esse é um investimento que vai transformar o dia a dia das pessoas, seja no deslocamento para o trabalho, nas atividades de lazer ou na prática de esportes. A ciclovia não é apenas uma obra de mobilidade, mas também um símbolo de saúde e bem-estar para a população”, afirmou Casagrande, destacando que a obra visa não só melhorar a infraestrutura, mas também incentivar hábitos saudáveis e sustentáveis.
A inauguração da Ciclovia Eliete Ribeiro dos Santos foi marcada pela homenagem que emocionou familiares e amigos de Dona Eliete. Ela, que viveu em Cobi de Baixo por 80 anos, morreu aos 92 anos de idade em 17 de maio de 2020. Torcedora do Vila Nova – time de várzea do mesmo bairro – e do Vitória, Dona Eliete tinha 22 filhos, dentre eles o jornalista Eduardo Santos, apresentador do Programa ES no Ar, da TV Vitória. Emocionado, Eduardo gravou um vídeo ao lado de Renato Casagrande, que assinou o Projeto de Lei, a ser enviado à Assembleia Legislativa, para dar o nome de Dona Eliete à ciclovia:
“A ciclovia do Cobi de Baixo tem nome: Eliete Ribeiro dos Santos, Dona Eliete! Em nome da minha família, de todos os descendentes dela e de papai, Marcílio Pereira dos Santos, agradeço a homenagem prestada pelo governador Renato Casagrande. Ao mesmo tempo, agradeço ao prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, pelas obras que trazem dignidade e levantam a autoestima dos moradores da comunidade de Cobi, há anos esquecida pelas autoridades”, declarou Eduardo. Arnaldinho também nasceu em Cobi de Baixo e foi vizinho, quando criança, da família de Dona Eliete.
O apresentador Eduardo Santos também agradeceu a contribuição da vereadora Patrícia Crizanto (PSB), moradora de São Torquato – bairro vizinho a Cobi – e responsável pela indicação do nome da mãe para a ciclovia: “Agradeço também à vereadora pela sensibilidade e por eternizar a memória da minha mãe em uma obra de tamanha relevância para a mobilidade urbana”, completou Eduardo, que juntou seus familiares para uma foto ao lado do governador Casagrande e do prefeito Arnaldinho.
A ciclovia também atende aos bairros da Grande Cobilândia, uma área com grande densidade populacional, e deve contribuir significativamente para a redução do uso de veículos motorizados. A expectativa é que essa mudança no padrão de mobilidade ajude a aliviar o trânsito e melhore a qualidade do ar na região. A obra foi feita pela Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb). A ciclovia liga a Leste/Oeste ao do trecho da Avenida Mário Gurgel – parte municipalizada da BR-262 –, na altura da Ponte do Camelo, interligando também à Avenida Carlos Lindenberg, em Vila Velha.
Além da opção da mobilidade, quem utilizar o local poderá desfrutar também de um parque linear, margeando a galeria-dique, com extensão de 930 metros e área aproximada de 24.180 metros quadrados, oferecendo espaços para realização de esportes e convivência em família. A ciclovia faz parte do projeto da Galeria-Dique Marinho e conta com aproximadamente 4.500 metros de extensão e 13,50 metros de largura e capacidade reservatória de aproximadamente 180 milhões de litros, que interligará e levará as águas do Córrego Campo Grande e do Rio Marinho à EBAP Marinho, bombeando as águas para a Baía de Vitória.