A Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) deu mais um importante passo para o fortalecimento da segurança de seus profissionais e da população. O comandante-geral da corporação, coronel Douglas Caus, apresentou na tarde de sexta-feira (20/12) os novos equipamentos, que vão ajudar a proteger os policiais e a população em geral. Caus ainda mandou um recado às organizações criminosas, afirmando que a PM capixaba está muito melhor equipada do que os bandidos:
“Esses equipamentos aumentam nossa capacidade de fogo e de alcance. Nossa instituição este muito melhor preparada dos que os criminosos. Esses são os nossos cartões de visita para aqueles indivíduos que atiram em nossos policiais ou aqueles de fora do Estado que pretendem vir para cá. Nossa Polícia Militar está bem preparada, bem protegida e bem armada para fazer o enfrentamento qualificado”, garantiu o comandante Caus.
A PM adquiriu 300 novos capacetes balísticos de nível IIIA, modelo ACH-HC (Advantage Combat Helmet-High Cut), além de outros 154 em processo de aquisição. Os equipamentos, reconhecidos pela alta resistência e eficiência, foram desenvolvidos para suportar impactos de munições como .44 Magnum e 9 mm, atendendo aos mais elevados padrões de proteção balística.
Ainda de acordo com o comandante Douglas Caus, foram adquiridos também 413 coletes balísticos de nível III, modelo ‘Plate Carrier Híbrido’, compostos por placas de polietileno e cerâmica. As placas balísticas possuem acabamento de qualidade que as protege em caso de quedas ou exposição à umidade, óleo e água salgada, contribuindo para sua maior durabilidade.
A versatilidade dos coletes balísticos híbridos proporciona flexibilidade em ambientes de operações policiais, permitindo que os agentes acrescentem a proteção balística ao conjunto do colete. As placas balísticas são de nível III Especial, “stand alone”, capazes de suportar ataques por armas de fogo com munição 7.62 x 51 mm NATO FMJ – 148g.
Os novos capacetes e coletes serão utilizados nas atividades ostensivas realizadas pela PM, contribuindo para a proteção pessoal dos policiais militares em situações de risco. O modelo ACH-HC do capacete balístico e a o modelo Plate Carrier Híbrido foram escolhidos por suas tecnologias de ponta, que aliam leveza e conforto à robustez necessária para operações de segurança pública, garantindo maior mobilidade e eficácia no desempenho das funções.
O investimento total na aquisição dos capacetes foi de R$ 1.740.000,00, enquanto o valor destinado aos coletes balísticos foi da ordem de R$ 4.179.800,00. A aquisição reflete o compromisso do Governo do Estado e da corporação com a modernização e o aprimoramento das condições de trabalho dos agentes de segurança.
A Polícia Militar está adquirindo 5 mil mochilas táticas para que os policiais militares possam transportar seus equipamentos, garantindo praticidade e organização para seus materiais. O comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus, esclareceu que, com todos os equipamentos recém adquiridos e os que estão em fase de compra, dentre eles, os fuzis 762, as mochilas e lanternas táticas, além dos coletes e dos capacetes balísticos representam o alto padrão de armamento e preparo que se encontra a Polícia Militar, totalmente equipada e pronta para enfrentar a criminalidade no território capixaba.
“Com esta medida, a Polícia Militar do Espírito Santo reafirma seu compromisso com a proteção de seus profissionais e o combate ao crime, promovendo a segurança de toda a sociedade capixaba”, frisou Caus.