O trecho de 1.200 metros da Orla Central de Piúma foi entregue à população totalmente urbanizado e revitalizado com novo calçadão, ciclovia, iluminação, bicicletário e arborização. O trecho foi inaugurado na noite de sexta-feira (13/12) pelo governador Renato Casagrande (PSB) é a primeira etapa das obras. Com investimento de R$ 20 milhões, a intervenção abrangeu o trecho entre as ruas Alípio Paulo e Valberto Layber, área historicamente mais afetada pela erosão costeira, beneficiando mais de 22 mil moradores, além de turistas.
“Piúma já respira um ar totalmente diferente. Quem passa pela avenida consegue ver a alegria dos moradores, lojistas e turistas. Tudo o que a gente faz é para o morador. Mas quando o atendemos bem, isso se reflete também no turismo. A reurbanização desse trecho de 1.200 metros da Orla provocou uma verdadeira transformação. Ficamos ainda mais contentes em saber que vem mais por aí. Estamos publicando agora mais 1.800 metros de urbanização, além do engordamento da praia”, afirmou o governador.
O projeto trouxe soluções estruturais e urbanísticas que aliam modernização, segurança e sustentabilidade. Foram instalados 27.498 metros quadrados de blocos de concreto, 750 metros de muro de contenção tipo gabião para evitar o avanço do mar, 2.680 metros de rede de drenagem e meio-fio, além de 9.528 metros quadrados de calçadão e ciclovia, incentivando o lazer e a mobilidade sustentável.
Foi realizado o plantio de 3.902 metros quadrados de grama esmeralda, bem como a recuperação de 4.505 metros quadrados de restinga e arborização com plantio de 418 árvores. Já o sistema de iluminação conta com 161 postes com luminárias solares. Também foram instalados 151 bancos de concreto, 14 bicicletários, 45 lixeiras de aço inox e 1.711 metros quadrados de sinalização horizontal e vertical.
O presidente da Assembleia Legislativa (Ales), deputado Marcelo Santos (União), que acompanha a demanda desde quando era presidente da Comissão de Infraestrutura da Casa, destacou a importância da obra para o turismo local.
“O verão agora está se aproximando. Veio a calhar, então, essa entrega, antes do verão, com certeza é muito importante para essa época. O piumense e o turista, não só do nosso Estado e fora do Estado, mas até turistas que vêm de fora do país, vão poder curtir uma orla bacana. Uma prefeitura organizada e com um povo ordeiro”, afirmou Marcelo.
Em continuidade ao processo de urbanização, o Governo do Estado anunciou a publicação do edital para a 2ª Etapa, que compreende os Trechos 1 e 3 da Praia Central, abrangendo as áreas entre as ruas Itaperuna e Alípio Paulo (Trecho 1) e Valberto Layber e Augusto da Costa Oliveira (Trecho 3). O valor estimado para essa fase é de R$ 28,1 milhões.
“A cidade já recebeu um contorno e está recebendo a infraestrutura em seu polo empresarial. Além disso, o Governo do Estado, em parceria com a Prefeitura, tem ações em várias ações com investimentos na educação, saúde, esportes, bem como intervenções de drenagem e pavimentação de ruas. Com grandes obras, como a revitalização da orla da Praia Central, Piúma pode atender bem aos seus moradores e potencializar o turismo dessa cidade”, completou o governador Casagrande.
O secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcus Vicente, destaca que as obras da Orla da Praia Central de Piúma são fundamentais para a preservação ambiental e para o desenvolvimento urbano sustentável.
“Além de conter os danos causados pela erosão costeira, os investimentos tornam a cidade ainda mais atrativa para o turismo, promovendo geração de emprego e renda. Com a entrega da 1ª Etapa e a licitação dos novos trechos, Piúma avança para se consolidar como um dos principais destinos turísticos do Espírito Santo, com uma orla moderna, sustentável e pensada para o bem-estar dos moradores e visitantes”, reforçou Marcus Vicente.
Presidente da Comissão de Infraestrutura, o deputado Alexandre Xambinho (Podemos) lembrou que a obra chegou a ser paralisada: “Nessa obra, que é um sonho antigo da cidade de Piúma, nós tivemos vários problemas desde o início do processo para o início dessa obra. A primeira empresa apresentou diversos problemas no início da execução do projeto da obra, e nós viemos debatendo isso e fiscalizando na Comissão de Infraestrutura. Eu ainda nem era presidente da Comissão de infraestrutura, era vice-presidente (…) e nós debatemos esse assunto, fiscalizamos, penalizamos, buscamos penalizar a empresa, e hoje nós estamos aqui celebrando essa conquistados para a cidade de Piúma (…) que vai gerar emprego, renda, entretenimento e, claro, um local muito bonito para a população poder curtir e ter qualidade de vida”, destacou Xambinho.
O município de Piúma, no litoral sul do Espírito Santo, a pouco mais de 90 quilômetros de distância da capital, Vitória, também tem o título de Cidade das Conhas e a economia voltada para o turismo. Com oito quilômetros de praias, o balneário recebe muitos visitantes na alta temporada.
Também estiveram presentes os prefeitos Paulo Cola (Piúma) e Fabrício Petri (Anchieta); os deputados federais Josias Da Vitória e Gilson Daniel; os deputados estaduais Zé Preto, Alexandre Xambinho e Vandinho Leite; os secretários de Estado, Maria Emanuela Alves Pedroso (Governo) e Philipe Lemos (Turismo); e o diretor-geral do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), José Eustáquio de Freitas.
(Fotos: Mateus Fonseca/Governo-ES)