O governador Renato Casagrande (PSB) vai enviar, na quinta-feira (05/12), à Assembleia Legislativa dos importantes Projetos de Lei que vão impactar na área da segurança pública. Um deles é o que cria a Companhia Independente de Prevenção à Violência Doméstica e Proteção à Mulher da Polícia Militar. Outro, cria 6ª Companhia do 1º Batalhão da PM (Vitória), a ser instalada no Território do Bem. O anúncio das duas ações será feito por Casagrande em coletiva de imprensa, às 16h30, no Palácio Anchieta.
A ‘Companhia Independente da Mulher’, depois de criada, será comandada por uma major. No entanto, o efetivo vai contar com policiais masculinos e femininos. Sua sede será em Vitória e terá abrangência em toda Região Metropolitana. A Patrulha Maria da Penha é um serviço da Polícia Militar do Espírito Santo de prevenção para vítimas de violência doméstica. Um viatura realiza visitas periódicas para impedir que a violência volte a acontecer, fiscalizando o cumprimento de medidas protetivas e atendendo a chamados de urgência.
Hoje, os Batalhões da PM capixaba possuem equipes específicas para o atendimento a vítimas de violência doméstica, que são as Patrulhas Maria da Penha. Fazem atendimento, com presença obrigatória de mulheres nas viaturas e capacitação especializada. Na terça-feira (03/12), o governador Casagrande se reuniu com o comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus, e outros oficiais, no Palácio Anchieta, quando tratou desse assunto e de outros temas relacionados à corporação.
E mais: possui também as Visitas tranquilizadoras às Mulheres em Situação de Violência, que são procedimentos realizados pela Polícia Militar que visam levar maior segurança às mulheres que possuem Medida Protetiva de Urgência (MPU). Nessas visitas a guarnição, devidamente capacitada e composta por policial feminina e masculino, verifica o cumprimento das MPUs e casos de reincidência de violência além oferecer orientações de serviços de atendimento psicossociais e jurídicos. As informações são repassadas às delegacias competentes para que sejam tomadas as devidas providências.
Quanto à criação da 6ª Companhia do 1º Batalhão, o comandante-geral da PM, coronel Douglas Caus, se reuniu, na manhã de terça-feira (03/12), com o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini (Republicanos), para tratar da cessão de uma área de propriedade do Município, localizada na Praça de Itararé, para a implantação da futura unidade no Território do Bem. Caus argumentou que o terreno, numa extensão de 1.000 metros quadrados, está localizado próximo de áreas comerciais e outros equipamentos públicos, numa posição estratégica quanto às demandas de segurança da região.
O chamado Território do Bem é composto pelos bairros Itararé, Jaburu, Bairro da Penha, Bonfim, Engenharia, Consolação, Floresta, Gurigica e São Benedito. O policiamento a ser feito pelo efetivo da 6ª Companhia será exclusivamente a pé: “A implantação de uma Companhia no Território do Bem vai permitir uma nova divisão das áreas de atuação das unidades operacionais responsáveis pela segurança na região, estreitando laços com a comunidade e potencializando ações de enfrentamento à violência”, destacou o comandante-geral da PM.
Por sua vez, o prefeito reforçou o compromisso da administração municipal com a segurança pública. “A integração e a união de forças de seguranças são fundamentais para reduzir ainda mais os índices de criminalidade, assim como registramos neste último mês de novembro – uma queda de 89%, em comparação com novembro do ano passado – e aumentar a sensação de tranquilidade na cidade. A Guarda Municipal, Polícia Civil e Polícia Militar trabalhando juntas têm mostrado bons resultados de trabalho conjunto. Sabemos que segurança pública não se faz sozinho. Um policiamento mais presente em consonância com as nossas ações vai levar mais tranquilidade para a região do Território do Bem”, disse Pazolini, que é delegado de Polícia Civil.