O governador Renato Casagrande (PSB) fez referência à democracia e ao fortalecimento das instituições, durante sua fala na abertura do da 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud), que acontece em Florianópolis. Casagrande discursou, na tarde de quinta-feira (22/11), em meio às notícias publicadas pela imprensa sobre o indiciamento de 37 pessoas, dentre elas o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), no inquérito da Polícia Federa que investiga tentativa de golpe de Estado após a eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em novembro de 2022.
O líder político capixaba defendeu o fortalecimento da democracia e o combate às desigualdades regionais. “Reconhecemos as diferenças políticas e até ideológicas que existem entre as regiões do Brasil, mas é importante que a gente faça o debate de temas fundamentais para todos os cidadãos, como o fortalecimento educacional, segurança pública e as seguranças climáticas. Tenho plena convicção que a cada encontro que a gente faz, a gente consegue avançar ainda mais naquilo que estamos nos propondo”, pontuou Renato Casagrande.
Essa é a segunda vez que Santa Catarina recebe os governadores das Regiões Sul e Sudeste. O tema principal desta edição é a prevenção a desastres naturais e Defesa Civil. O governador do Espírito Santo ressaltou a importância do debate e a necessidade de estruturação das Defesas Civis, bem como a realização de obras de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
“O Cosud tem se consolidado como um momento de debate de pontos fundamentais para que os Estados possam priorizar ações conjuntas em temas sensíveis. A recente ocorrência de desastres naturais, como aconteceu com a região sul do Espírito Santo e com o Estado do Rio Grande do Sul, mostra que precisamos ter nossas Defesas Civis cada vez mais preparadas para uma pronta resposta. Além disso, ações e obras de mitigação são fundamentais para que possamos preparar nossos municípios para as mudanças climáticas”, afirmou Casagrande, que também preside o Consórcio Brasil Verde.
A 12ª reunião do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (COSUD) começou na quinta-feira e se estende até sábado (23/11). Os sete Estados do Sul e Sudeste vão estar representados. Todos os governadores vão participar do encontro, com exceção de Eduardo Leite (Rio Grande do Sul), que cumpre agenda oficial fora do País. Durante o Cosud, secretários de Estado, técnicos e servidores estaduais também vão debater os problemas comuns a todos e buscar soluções que melhorem a vida da população.
A abertura da 12ª reunião do Cosud foi feita pelo anfitrião desta edição, o governador Jorginho Mello, que deu as boas-vindas aos representantes dos demais seis estados que compõe o grupo. “Nós vamos tratar aqui de assuntos relevantes, assuntos que estão na pauta de todos os governadores. Assuntos de interesse de cada estado e tem interesse que são comuns entre nós: a questão tributária, a questão da infraestrutura, questão climática, entre outros. Então não há dúvida de que a presença deles aqui reafirma o nosso compromisso com o diálogo, com o entendimento, a cooperação. Cada governador aqui tem dado exemplo de parceria”, afirmou o governador Jorginho Mello.
Segundo dia de evento
A programação continua nesta sexta-feira (22/11), com reunião de trabalho das Câmaras Temáticas. As delegações vão debater os temas Saúde, Educação, Segurança Pública, Governo, Economia, Meio Ambiente e Desenvolvimento Humano, em uma programação extensa que vai buscar soluções conjuntas para os desafios comuns às gestões públicas estaduais.
As Câmaras Temáticas terão espaço para tratar de até dois assuntos distintos, assegurando um diálogo focado e produtivo entre os estados membros do consórcio: “O tema Segurança sempre é um tema recorrente em todo Cosud. Porque já existe toda uma integração entre os secretários de segurança pública dos nossos estados. Nós estamos avançando na troca de informações, no sistema de inteligência, na integração, na inteligência entre a secretarias e entre as polícias. E vamos assinar também uma integração entre os nossos chefes do Ministério Público de cada estado. Vamos assinar uma carta com eles, onde vai haver essa integração com os Gaecos de cada região, com a Secretaria de Segurança Pública, para trazer todo o apoio do Ministério Público”, ressaltou o governador do Paraná e presidente do COSUD, Ratinho Jr.
Além do governador Jorginho Mello, participaram da entrevista coletiva os governadores do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr., de Minas Gerais, Romeu Zema, do Espírito Santo, Renato Casagrande, do Rio de Janeiro, Claudio Castro, além da vice-governadora de SC, Marilisa Boehm, e do vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza. Juntos, os estados das regiões Sul e Sudeste representam mais de 114 milhões de brasileiros, aproximadamente 56,5% da população, e respondem por cerca de 70% do PIB nacional.
(Fotos: Adriano Zucolotto/Governo-ES)