Uma análise real das eleições municipais mostra que o prefeito reeleito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), foi vitorioso não só nas urnas, mas, fundamentalmente, na estratégia de desidratar politicamente seus poucos adversários. Os 168.771 votos que ele obteve em 6 de outubro de 2024, com percentual de 88,41% dos votos válidos, significam a derrota de dois importantes políticos capixabas: o deputado federal Helder Salomão (PT) e o senador Magno Malta (PL). Ou seja, na disputa, Euclério, que se encaixa no perfil de um político do centro-direita, derrotou a polarização esquerda-direita, representada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Nas eleições de 6 de outubro, a professora Célia Tavares (PT), apoiada pelo deputado federal Helder Salomão, e o candidato Pastor Ivan Bastos (PL), apoiado pelo senador Magno Malta, tiveram atuação pífia nas urnas: a primeira obteve 17.331 votos, enquanto Bastos teve 4.788. Juntos, os dois somaram 22.119 votos. Ou seja, Euclério teve 146.652 votos a mais do que Célia e Pastor Ivan juntos.
Apontado como o prefeito mais popular do Espírito Santo, Euclério Sampaio chegou às eleições como o candidato com mais partidos em torno de sua candidatura, contando com 16 legendas. Além do MDB, se aliaram ao prefeito o PSB – do governador Renato Casagrande, o maior cabo eleitoral do Estado –, Republicanos, Podemos, PP, União Brasil, PSD, PSDB/Cidadania, PDT, PRD, Novo, Agir, Solidariedade, PMB e DC (Democrata Cristão). E mais: ele teve o apoio de candidatos a vereador dos dois únicos partidos que lançaram candidatos ao cargo de prefeito: a Federação formada pelo PT, PV e PCdoB e o PL e teve ainda apoio de um dos candidatos do PL à Câmara Municipal.
Nas eleições de outubro, pelo menos 10 vereadores foram reeleitos e nove eleitos. Dos 19 vereadores que vão compor a Câmara Municipal de Cariacica a partir de janeiro de 2025, 17 estiveram na chapa formada pelo prefeito Euclério. Eleito, o vereador César Lucas (PV) estava na Federação PT/PV/PCdoB, mas fez campanha informal para Euclério. A única oposição, em tese, será a vereadora eleita Noêmia Costa de Lima, a primeira vereadora de Cariacica, negra, conhecida como Açucena e que obteve 2.644 votos. Já o PL de Magno Malta não elegeu nenhum vereador em Cariacica.
As lideranças petistas em Cariacica, no entanto, fizeram campanha maior para o jornalista Alexandre Lemos, que, com o apoio total de Helder Salomão e Célia Tavares, obteve 2.360 votos. Alexandre também contou com o apoio de lideranças católicas e comunitárias.
Nas eleições de 2 de outubro de 2022, Helder Salomão foi reeleito para o terceiro mandato de deputado federal. Foi o mais votado no Espírito Santo, obtendo 120.300 votos. O segundo mais votado no Estado foi Gilvan da Federal (PL), com 75 mil votos. Já Magno Malta recebeu 821.100 votos, tendo sido eleito para mais um mandato no Senado.
Advogado e Investigador aposentado da Polícia Civil, Euclério Sampaio possui uma trajetória política de mais de 20 anos. Foi deputado estadual por cinco mandatos, iniciando a trajetória em 2003, e prefeito de Cariacica de 2021 a 2024, quando se elegeu – em 29 de outubro de 2020 – com 95.356 votos (58,69% dos votos válidos). Sua adversária no segundo turno, Célia Tavares, obteve 67.111 votos.
Euclério Sampaio conseguiu também outra façanha: foi reeleito com o terceiro maior percentual dos votos do Brasil em municípios com mais de 200 mil eleitores. Com 88,71% dos votos válidos (168.771 votos), ele ficou atrás apenas de Eduardo Boigues (PL), de Itaquaquecetuba (SP), que alcançou 91,70% dos votos válidos (165.975 votos), e Renato Cozzolino (PP), de Magé (RJ), que teve 88,41% dos votos válidos (125.902 votos). Cariacica tem 353,4 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e 278.170 eleitores, conforme o Superior Tribunal Eleitoral.
Iniciante na carreira como chefe de um Executivo Municipal, Euclério Sampaio demonstrou nesses quatro anos de mandato características que surpreenderam adversários com seu jeito simples, republicano, eficiente, aberto ao diálogo e empreendedor, que transformaram o município de Cariacica, até então considerado o ‘patinho feito’ da Região Metropolitana da Grande Vitória, como um dos mais desenvolvidos do Estado.