A candidata à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/ES) pela Chapa 10 (‘A Ordem que Você Quer’), Érica Neves, lidera pesquisa em relação aos votos válidos com 52,2%. Com esse percentual, Érica deve ser a primeira mulher a presidir a Ordem capixaba. Em relação à pesquisa estimulada, ela tem 45% das intenções de voto, de acordo com pesquisa encomendada pela JuriNews, realizada pela BRAND Consultoria e Opinião nos dias 18 e 19 de novembro e divulgada na tarde desta quinta-feira (21/11). O instituto entrevistou 450 advogados registrados na Seccional capixaba da OAB. As eleições gerais ocorrem nesta sexta feira (22/11). As eleições para a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Espírito Santo (OAB-ES) estão prestes a ocorrer nesta sexta-feira (22).
Na pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apresentados ao eleitor, Érica Neves (Chapa 10) lidera com 45% das intenções de voto. José Carlos Rizk Filho – que disputa o terceiro mandato – aparece em segundo lugar com 30,5%, enquanto Ben-Hur Farina tem 10,7%. Indecisos somam apenas 8,3%. Votos nulos representam 5,5%. O resultado permite apontar o grande favoritismo de Érica Neves para se tornar a primeira mulher presidente da história da OAB-ES. A candidata agora conta com o apoio de Neffa Junior na disputa. Ele compõe a diretoria na condição de candidato a tesoureiro.
Quando considerados os votos válidos, que descontam os eleitores indecisos, além dos votos brancos e nulos, Érica Neves amplia sua vantagem. Com essa metodologia, a candidata da Chapa 10 alcança 52,2% dos votos válidos, consolidando ainda mais sua liderança. José Carlos Rizk Filho aparece com 35,4% dos votos válidos, e Ben-Hur Farina mantém 12,4%.
As eleições da OAB/ES mobilizam a classe em todo o Estado, sendo um momento decisivo para definir a gestão da Seccional para o triênio 2025-2027. A votação será realizada pela primeira vez de forma online, no horário das 9 horas às 17 horas.
Com favoritismo por conta dos resultados de pesquisas e trackings, e com a presença de 500 advogadas e advogados em pleno feriado (de quarta-feira), a Chapa 10 realizou um grande ato de resgate da OAB-ES, no Centro de Convenções de Vitória, a poucas horas das urnas abrirem. A candidata Érica Neves recebeu a multidão de advogados vestidos de verde e laranja ao lado da diretoria (Carlos Augusto da Motta Leal, Eduardo Sarlo, Camila Brunhara e Neffa Junior), do conselho federal (Flavio Cheim, Elisa Galante, Christina Cordeiro, Cristiane Mendonça, Luciano Pavan e Luiz Claudio Allemand) e de alguns candidatos à presidência de subseção pelas chapas 10 e 11 que conseguiram se fazer presentes, como é o caso das subseções de Vila Velha, Cariacica, Serra, Cachoeiro de Itapemirim, Itapemirim, Aracruz, Linhares, Santa Teresa, Domingos Martins, Guarapari, e etc.
“Os adversários formaram uma quadrilha digital para atacar os colegas. Para não perder o comando. Eles não têm vergonha. Não tem vergonha de olhar no olho dos colegas no dia seguinte, na porta do fórum? Já aviso: ninguém vai me parar! Vamos fazer história! Vamos transformar a OAB na OAB que a gente quer”, disse Érica.
“Estão desesperados com nossa união, com nossa posição nas pesquisas. Nós vamos limpar a OAB! Nós vamos transformar a OAB! A primavera chegou! Não temos mais duas chapas. Não tem chapa laranja e verde. Somos um só grupo! Juntos, vamos acabar com essa gestão autoritária, vamos acabar com essa gestão injusta, vamos acabar com essa gestão seletiva!”, disse Neffa.