Candidato à presidência da Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil de Vila Velha, o advogado Alencar Macedo Ferrugini se referiu aos jovens advogados como “pulga” numa ‘live’ da OAB/ES. O conteúdo foi retirado do ar, mas está salvo e indignando a advocacia. A ‘live’ tinha como tema a captação irregular de clientes. Em dado momento, entretanto, Ferrugini diz o seguinte em tom exaltado: “Com aquele unzinho que tá do lado (que vocês estão preocupados)? Com aquele menino que se formou ano passado, que pegou a (carteira da) OAB agora? Tá preocupada com ele? Gente, isso é uma pulga!”.
Jovens advogados estão revoltados com a comparação, já que em discursos e eventos Alencar Ferrugini tem tentado obter votos fazendo justamente o contrário: valorizando a jovem advocacia. Alencar Ferrugini é conselheiro seccional da OAB/ES na gestão de José Carlos Rizk Filho e agora tenta presidir a maior Subseção do Estado, que é Vila Velha. Ele disputa a preferência do eleitorado com a advogada Larissa Jabor, atual tesoureira da OAB de Vila Velha. Ela é apoiada pelo atual presidente da Subseção, Neffa Junior.
No âmbito estadual da Ordem, Rizk Filho, que apoia Alencar Ferrugini, busca seu terceiro mandato consecutivo na presidência da entidade, encabeçando a Chapa 1 (“A Ordem É Evoluir”). Outros concorrentes nas eleições gerais da OAB/ES, que ocorrem na sexta-feira (22/11), são as Chapa 10 (“A OAB que Você Quer”), liderada por Érica Neves, e a Chapa 3 (“Muda OAB”), de Ben-Hur Farina.