Os serviços de assistência social de Cariacica podem se tornar modelo para outros municípios do País. A afirmação foi feita pelo coordenador-geral de Serviços e Programas de Fortalecimento de Vínculos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Mallon Francisco Felipe Rodrigues de Aragão, após visitas feitas, na segunda-feira (11/11), ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Padre Gabriel e ao Centro de Convivência para Pessoa Idosa (CCPI) de Jardim América. As visitas tiveram como objetivo conhecer as práticas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) oferecido pela Prefeitura de Cariacica
Mallon Aragão informou que o MDS realiza visitas a cidades de destaque em assistência social para entender como funcionam os programas locais e avaliar a possibilidade de aplicá-los em outras regiões do Brasil. “É uma prática nossa conhecer as realidades dos territórios para que possamos reunir essas experiências e pensar de que forma podemos expandi-las para o restante do País”, explicou.
Mallon Aragão está no Espírito Santo também para participar como palestrante do evento “Assessoramento Técnico Central: Ferramentas Metodológicas para a Realização dos Percursos no Desenvolvimento das Competências e Utilização do SISC”, promovido pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) do Governo do Estado. Foi a Setades quem indicou ao alto representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome a conhecer, pessoalmente, o trabalho desenvolvido pelo prefeito de Cariacica (MDB) e sua equipe na área do fortalecimento dos vínculos sociais. Ele foi orientado a conhecer as ações desenvolvidas no Centro de Convivência para Pessoa Idosa (CCPI) e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município.
Mallon Aragão visitou o CCPI de Jardim América, que no completou dois anos de funcionamento em outubro de 2024. O local atende mais de 200 pessoas com mais de 60 anos e se tornou um ponto de encontro animado para a pessoa idosa. Segundo a secretária de Assistência Social de Cariacica, Danyelle Lirio, além de fortalecer vínculos e promover interação social, o CCPI já organizou bailes, palestras, exposições, caminhadas e eventos que reúnem pessoas de várias gerações. “Em dezembro, vamos inaugurar o CCPI de Campo Grande”, antecipa a secretária.
Ela explicou que a Festa dos Idosos, promovida pelo CCPI de Cariacica, já entrou para o calendário oficial do município, quando se comemora o aniversário da cidade, em 24 de junho: “No CCPI, as pessoas participam de diversas oficinas, de esporte, música, arte, artesanatos. Lá, elas descobrem suas sócios habilidades, criam vínculos. O principal foco da ferramenta é retirar essas pessoas do isolamento social”, afirma Danyelle Lirio.
No Cras de Padre Gabriel, o coordenador-geral de Serviços e Programas de Fortalecimento de Vínculos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Mallon Aragão, viu que o local é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. O Cras possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais. Cariacica possui oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.
A secretária informou que Cariacica que o ajuda a retirar crianças e adolescentes do risco social. Acolhe pessoas que residem em áreas vulneráveis da cidade. Danyelle Lirio disse que o encontro do representante do Governo Federal com as ferramentas sociais de Cariacica significa um reconhecimento importante. “O trabalho que fazemos com os munícipes é considerado uma referência”, afirmou.
(Fotos Cláudio Postay/Secom/Cariacica)