Sem resultados
Ver todos os resultados
sexta-feira, 18 julho, 2025
  • Login
Blog do Elimar Cortes
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Politica

Trabalho da Assistência Social de Cariacica é referência para o Governo Federal, afirma Mallon Aragão

Ele é o coordenador-geral de Serviços e Programas de Fortalecimento de Vínculos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e deu a declaração depois de visitar o Cras de Padre Gabriel e o Centro de Convivência para Pessoa Idosa (CCPI) de Jardim América. "É uma prática nossa conhecer as realidades dos territórios para que possamos reunir essas experiências e pensar de que forma podemos expandi-las para o restante do País", explicou.

13 de novembro de 2024
dentro Politica
Trabalho da Assistência Social de Cariacica é referência para o Governo Federal, afirma Mallon Aragão
530
COMPARTILHAMENTOS
1.5k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe

 Os serviços de assistência social de Cariacica podem se tornar modelo para outros municípios do País. A afirmação foi feita pelo coordenador-geral de Serviços e Programas de Fortalecimento de Vínculos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Mallon Francisco Felipe Rodrigues de Aragão, após visitas feitas, na segunda-feira (11/11), ao Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Padre Gabriel e ao Centro de Convivência para Pessoa Idosa (CCPI) de Jardim América. As visitas tiveram como objetivo conhecer as práticas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) oferecido pela Prefeitura de Cariacica

Mallon Aragão informou que o MDS realiza visitas a cidades de destaque em assistência social para entender como funcionam os programas locais e avaliar a possibilidade de aplicá-los em outras regiões do Brasil. “É uma prática nossa conhecer as realidades dos territórios para que possamos reunir essas experiências e pensar de que forma podemos expandi-las para o restante do País”, explicou.

Mallon Aragão está no Espírito Santo também para participar como palestrante do evento “Assessoramento Técnico Central: Ferramentas Metodológicas para a Realização dos Percursos no Desenvolvimento das Competências e Utilização do SISC”, promovido pela Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) do Governo do Estado. Foi a Setades quem indicou ao alto representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome a conhecer, pessoalmente, o trabalho desenvolvido pelo prefeito de Cariacica (MDB) e sua equipe na área do fortalecimento dos vínculos sociais. Ele foi orientado a conhecer as ações desenvolvidas no  Centro de Convivência para Pessoa Idosa (CCPI) e nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do município.

Mallon Aragão visitou o CCPI de Jardim América, que no completou dois anos de funcionamento em outubro de 2024. O local atende mais de 200 pessoas com mais de 60 anos e se tornou um ponto de encontro animado para a pessoa idosa. Segundo a secretária de Assistência Social de Cariacica, Danyelle Lirio, além de fortalecer vínculos e promover interação social, o CCPI já organizou bailes, palestras, exposições, caminhadas e eventos que reúnem pessoas de várias gerações. “Em dezembro, vamos inaugurar o CCPI de Campo Grande”, antecipa a secretária.

Ela explicou que a Festa dos Idosos, promovida pelo CCPI de Cariacica, já entrou para o calendário oficial do município, quando se comemora o aniversário da cidade, em 24 de junho: “No CCPI, as pessoas participam de diversas oficinas, de esporte, música, arte, artesanatos. Lá, elas descobrem suas sócios habilidades, criam vínculos. O principal foco da ferramenta é retirar essas pessoas do isolamento social”, afirma Danyelle Lirio.

No Cras de Padre Gabriel, o coordenador-geral de Serviços e Programas de Fortalecimento de Vínculos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Mallon Aragão, viu que o local é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade. O Cras possibilita o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social, se tornando uma referência para a população local e para os serviços setoriais. Cariacica possui oito Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 16 horas.

A secretária informou que Cariacica que o ajuda a retirar crianças e adolescentes do risco social. Acolhe pessoas que residem em áreas vulneráveis da cidade. Danyelle Lirio disse que o encontro do representante do Governo Federal com as ferramentas sociais de Cariacica significa um reconhecimento importante. “O trabalho que fazemos com os munícipes é considerado uma referência”, afirmou.

(Fotos Cláudio Postay/Secom/Cariacica)

Post Views: 259
Compartilhe212Enviar
Facebook Instagram Youtube

Copyright © 2024 Augusto Assis

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato

Copyright © 2024 Augusto Assis