O prefeito reeleito de Barra de São Francisco, Enivaldo dos Anjos (PSB), que lança na quarta-feira (13/11) sua biografia autorizada chamada de “Obstinado”, escrita pelo jornalista José Caldas da Costa, afirmou na manhã desta terça-feira (11/11), diante de rumores do mercado político de que poderá ser candidato a vice-governador em 2026, que só tem um interesse nas próximas eleições: uma das duas vagas ao Senado. Rumores davam, conta de que Enivaldo seria candidato a vice numa possível chapa encabeçada pelo atual vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço (MDB). No entanto, Enivaldo, que tem 74 anos, considera que o avanço para uma das duas vagas em disputa daqui a dois anos é o estágio para completar sua bem-sucedida jornada política.
“Sou companheiro do Ricardo (Ferraço) e do governador Renato Casagrande (PSB) e estaremos juntos no mesmo grupo nas eleições de 2026, mas a única candidatura que me interessa, nessa altura da vida, é para o Senado”, disse Enivaldo dos Anjos.
Ele foi deputado estadual em 1987/88, se elegeu prefeito de Barra de São Francisco, pela primeira vez, em 1988. Foi um dos pilares da campanha de Albuíno Azeredo ao Governo em 1990, ao lado de Theodorico Ferraço, Dilma Binda, José Eugênio Vieira e Moacir Carone, e tornou-se secretário de Estado do Interior a partir de 1992. Enivaldo se elegeu deputado estadual em 1994, dobrou a votação na reeleição em 1998 e, em 2000, foi indicado conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.
Em 2010 se apresentou a tempo de ter atuação decisiva na eleição de Renato Casagrande a governador, tornando-se, o próprio Enivaldo, suplente de senador de Magno Malta. Sua volta triunfal à política ocorreu em 2014, quando voltou a ser deputado estadual, reelegendo-se em 2018. Depois, voltou a ser prefeito eleito em 2020 e reeleito em 2024. “Tenho experiência e conhecimento para pleitear uma vaga ao Senado e a disputarei ao lado dos companheiros que ajudaram o governador Renato Casagrande a colocar o Espírito Santo em destaque nacional”, disse Enivaldo, que já articula para, a partir de janeiro, iniciar o movimento dos prefeitos rumo a 2026.
O livro “Obstinado” vai ser lançado às 19 horas de quarta-feira, na Câmara Municipal de Barra de São Francisco. Pronto há três anos, o livro teve o lançamento adiado porque o prefeito não queria que a obra servisse de publicidade eleitoral: “Meu objetivo é, com minha história, inspirar os mais jovens a abraçarem a causa política com propósito”, explica Enivaldo dos Anjos sobre a decisão de encomendar uma biografia em vida.
O livro, define o seu autor, é um passeio pela história política do Espírito Santo para explicar a atuação do seu personagem central. “De algum modo, [o livro] é também a história de nossa amizade, que tem mais de quatro décadas. Conto o que vi e o que ouvi, mas também aquilo que outros falam de Enivaldo, bem como sua própria versão de alguns fatos”, diz José Caldas. A obra traz também aspectos da história da família Euzébio dos Anjos e tem como fio condutor a razão pela qual Enivaldo não seguiu os passos de seus irmãos, que deixaram a cidade para romper a vida.
O prefácio é do cientista político e social João Gualberto Vasconcellos, que menciona o caráter instigante da personalidade de Enivaldo, que ocupou espaços importantes na política estadual, mesmo sem nenhuma tradição política familiar, e valoriza o fato de o personagem propor-se a ser biografado em vida, o que é incomum. É um relato vivo desde os tempos do Contestado, da força da mãe em sua educação, da dor da perda da mãe e de um dos irmãos, passando por uma grave doença que quase tirou a vida de Enivaldo.
Tem aspecto de romance quando mostra a paixão avassaladora pela namorada da juventude que o levou a interromper o tratamento de saúde, mesmo com risco à vida. E mostra sua trajetória política desde a primeira tentativa de se eleger deputado estadual em 1982 e a carreira vitoriosa a partir de 1986, até seu retorno ao comando do município depois de 30 anos ausente.
SERVIÇO
Lançamento: “O Obstinado”, biografia autorizada de Enivaldo dos Anjos
Autor: José Caldas da Costa, com prefácio de João Gualberto Vasconcellos
Data: 13 de novembro de 2024 – 19 horas
Local: Câmara de Vereadores – Barra de São Francisco – ES