Um dia histórico para os cristãos capixabas. Foi desta forma que o governador Renato Casagrande (PSB) definiu este sábado (09/11), ao ser recebido pelo Papa Francisco, em audiência privada no Vaticano. No encontro, o Casagrande e o Papa falaram sobre temas mundiais, como a questão das mudanças climáticas. Também debateram a situação dos povos indígenas e quilombolas no Brasil. O líder capixaba fez uma escala na Itália, antes de seguir para o Azerbaijão, onde participará da nona Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP29). Na sexta-feira (08/11), Casagrande já havia sido recebido pelo prefeito de Roma, Roberto Gualtieri.
O encontro do governador com o Papa Francisco foi solicitado pelo arcebispo de Vitória, Dom Dario, e pelo bispo auxiliar, Dom Andherson Franklin, junto à Nunciatura, que representa a Santa Sé no Brasil. O chefe da Igreja Católica recebeu o governador e a primeira-dama, Maria Virginia Casagrande, na Biblioteca Privada do Palácio Apostólico São Damásio.
Na audiência, que durou 30 minutos, Casagrande presenteou o Papa com uma obra de arte da imagem do Santo Anchieta, que foi canonizado pelo Papa Francisco em abril de 2014. A obra foi criada pelo artista plástico capixaba Ivan Coelho. A imagem do Santo Anchieta é de madeira com detalhes em aço, simbolizando as riquezas do Estado.
Na audiência com o Papa, Casagrande falou sobre as mudanças climáticas, tema em que Francisco se mostrou profundamente preocupado, principalmente com o degelo do Polo Norte. O governador capixaba também apresentou a Francisco alguns símbolos do Espírito Santo, como a Festa da Penha; o Convento da Penha, santuário religioso franciscano, mesma Ordem religiosa do Papa; o Palácio Anchieta; e o Santuário de José de Anchieta, que fica na cidade de Anchieta, localizada na microrregião Litoral Sul do Estado.
O governador também apresentou a Bandeira do Espírito Santo, explicando ao Papa que a frase “Trabalha e Confia” é um resumo da frase dita por Santo Inácio de Loyola e comentou sobre as cores, que fazem homenagem ao manto de Nossa Senhora da Penha. Francisco abençoou a bandeira que agora ficará exposta no Gabinete do Governador, no Palácio Anchieta.
Ao sair da audiência com o Papa, o governador Renato Casagrande gravou um vídeo na Praça São Pedro, em que pontuou a conversa com Francisco, a qual chamou de histórica:
“Hoje é um dia histórico para os cristãos capixabas. Acabamos de ter uma audiência privada com o Papa Francisco e naturalmente trouxemos a bandeira do Espírito Santo para ele abençoar. Agora ela ficará exposta no gabinete do Palácio Anchieta. Também fiz um convite para ele participar da Festa da Penha, falei sobre o Convento da Penha, sobre o Circuito Jesuístico e mostrei o trabalho que os cristãos fazem no Espírito Santo. Mostrei também todo potencial do nosso Estado, disse que estou numa escala em Roma, por estar indo para o Azerbeijão. O Papa discorreu sobre os problemas que estamos vivendo no mundo e a necessidade da sociedade mundial tomar medidas uma cada vez mais para poder fazer investimentos em adaptações e redução das emissões. Foi uma audiência muito importante e muito boa que mostrou a sensibilidade do Papa Francisco com temas importantes e também outros temas, como índios, quilombolas, que o Brasil debate no dia a dia e que ele também debate com a gente”.
Já na conversa com o prefeito de Roma, Roberto Gualtieri, na sede da prefeitura da capital da Itália, Casagrande trocou informações e experiências sobre turismo, pois a cidade é a terceira da Europa que mais recebe visitantes, além do tema das mudanças climáticas. Roma está entre as 100 cidades europeias que se destacam nos projetos de mitigação na área ambiental.
“No primeiro compromisso oficial aqui na Itália, estive com o prefeito de Roma que nos recebeu muito bem. Tratamos de alguns assuntos que são importantes para o nosso País e para o Espírito Santo. Falamos sobre os planos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas. Também falamos sobre o turismo, pois Roma naturalmente é um destino turístico muito popular. Trocamos ideias na área política pela importância das relações da comunidade europeia com o Mercosul”, comentou o governador capixaba.
Casagrande tem outras agendas previstas na Itália antes de embarcar para a COP29. O governador capixaba, que também preside o Consórcio Brasil Verde, terá uma série de agendas durante o evento. Ele participará de eventos como palestrante, mostrando a experiência de projetos de sucesso de preservação do meio ambiente no Espírito Santo, além de reuniões bilaterais com oportunidades de parcerias, de cooperação e financiamentos. Também há a previsão da de decretos e outros anúncios e lançamentos durante o evento internacional.
(Fotos: Vatican News)
(Fotos: Giovani Pagotto/Governo-ES)