Pesquisa feita pelo Instituto Orizzonte Pesquisas mostra uma disputa acirrada pela Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Espírito Santo (OAB/ES), entre o atual presidente, José Carlos Rizk Filho – que busca seu terceiro mandato consecutivo –, e Érica Neves, que protagonizaram também as eleições de 2021. A pesquisa, realizada entre os dias 30 de outubro e 5 de novembro de 2024, entrevistou 500 advogados registrados na Ordem capixaba por meio de ligação telefônica. No cenário estimulado, em que é apresentada uma lista de candidatos aos eleitores, Rizk Filho aparece com 27% das intenções de votos, contra 26,6% de Érica. A diferença mínima entre os dois candidatos evidencia uma disputa apertada.
A pesquisa também aponta que os candidatos Ben-Hur Farina e José Antônio Neffa Junior têm mais dificuldades de vitória, a poucos dias do pleito, marcado para 22 de novembro. Ben-Hur fica na terceira colocação, com 14,6% das intenções de votos, enquanto Neffa chega a 11,4%. Brancos e nulos somam 2,2% e indecisos somam 18,2%. Este percentual de indecisos, entretanto, é o que poderá garantir a vitória de Érica Neves ou Rizk Filho.
Quando os entrevistados foram questionados de maneira espontânea, sem a apresentação de uma lista de candidatos, Rizk Filho aparece com 18,6%. Sua adversária, Érica Neves, tem 17,4%. A pesquisa do Instituto Orizzonte mediu também o índice de rejeição, item liderado também Rizk Filho: ele chega a 35,8% de rejeição. Rizk, no entanto, venceu as eleições gerais da OAB/ES em novembro de 2021, quando foi reeleito com 6.309 votos. Érica Neves ficou na segunda colocação, com 4.111 votos.
O intervalo de confiança da pesquisa é de 95% e a margem de erro é de 4,3% para mais ou para menos. As eleições gerais da OAB/ES para o triênio 2025-2027 vão acontecer de forma virtual no dia 22 de novembro.