Mais de 200 mulheres advogadas capixabas lotaram o auditório do edifício Palácio do Café, na Enseada do Suá, em Vitória, na manhã desta segunda-feira (04/11), para levar seu apoio à Érica Neves, candidata a presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, secional do Espírito Santo (OAB/ES), pela Chapa 10 (intitulada “A OAB QUE VOCÊ QUER). As eleições gerais estão marcadas para o dia 22 de novembro e serão realizadas, pela primeira vez, de forma online. Única mulher na disputa, Érica apresentou um pacote de 10 propostas para a advocacia.
“Passei os últimos cinco anos doando parte da minha vida para este momento. Fui derrotada em 2021, mas chego agora muito fortalecida. Hoje temos um grupo cheio de fortes e grandes lideranças”, afirmou a candidata. Na segunda colocação nas eleições de novembro de 2021, Érica Neves obteve 4.111 votos. José Carlos Rizk Filho foi reeleito com 6.309 votos e agora quer o terceiro mandato consecutivo.
As propostas apresentadas e comentários feitas pela candidata Érica Neves:
1) Criação da Prerrogativa da Mulher Advogada com a participação efetiva da presidente da OAB-ES;
2) Ações educativas e de combate ao assédio às advogadas em todos os ambientes judiciais e policiais;
3) Criação da Comissão de Enfrentamento ao Assédio e Violência: “Teremos uma comissão específica para acolher denúncias de assédio, violência de gênero e discriminação”;
4) Vem aí: espaço para amamentação livre nos Fóruns do Poder Judiciário, Seccional da Ordem e nas Subseções da OAB;
5) Retorno de psicólogas e assistentes sociais para atendimento das advogadas vítimas de violência;
6) Auxílio maternidade: “Vamos fazer a devolução do valor integral da anuidade paga pela advogada que se tornar mãe”;
7) Garantir a prioridade de sustentação oral e proteção no período de puerpério;
8) Realização da Conferência Estadual da Advogada Capixaba;
9) Nova Ouvidoria Multidisciplinar das Mulheres;
10) Programa de equidade de gênero e raça, que seja realmente ativo – visando o equilíbrio na participação em eventos e ações da Ordem e de parceiros da Ordem.
A advogada Verônica Bezerra, que será diretora de Direitos Humanos em caso de vitória da Chapa 10, disse: “Vejam o simbolismo da Chapa 10. A presidente, que é quem tem a caneta, é uma mulher. A tesoureira, que é quem tem a chave do cofre, é uma mulher. A presidente da Caixa de Assistência dos Advogados do Espírito Santo (CAAES), que precisa ter um olhar social, é uma mulher”.
Candidata à presidência da CAAES, Kelly Andrade se comprometeu a fazer a devolução do valor integral da anuidade paga pela advogada que se tornar mãe, bem como o retorno de psicólogas e assistentes sociais para atendimento das advogadas vítimas de violência.
Érica Neves agradeceu ao apoio de tantas advogadas: “Os adversários, desesperados quando viram o resultado da pesquisa, começaram a nos atacar de forma baixa. Mas nós seguiremos pedindo voto, trabalhando, mostrando proposta, porque não vão nos intimidar. Juntas impediremos o terceiro mandato!”
A Chapa 10 demonstrou força nas primeiras semanas de campanha com uma forte adesão de advogados em diferentes cidades do Espírito Santo, segundo garante Érica Naves. O prazo de protocolo de novas chapas já acabou e Érica registrou apoios em 17 das 24 Subseções da OAB/ES, com o registro de chapas em Colatina, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Guarapari, Guaçuí, Vila Velha, Itapemirim, Cariacica, Aracruz, Nova Venécia, Iúna, Serra, Venda Nova do Imigrante, Afonso Cláudio, Domingos Martins, Viana e Santa Teresa.
“Por onde passamos, evidenciamos nossas propostas, como a criação da Escola Superior da Advocacia Business, da Procuradoria de Prerrogativas, e nosso compromisso em dar liberdade financeira para as Subseções. A força da chapa 10 começou a ser demonstrada logo no protocolo da chapa, quando Érica reuniu uma multidão de advogados na Praça Getúlio Vargas, no Centro de Vitória, que saíram em passeata rumo ao prédio da Seccional.
“Temos uma capacidade muito forte de agrupar diversas Subseções em prol da Chapa 10. Isso é um demonstrativo da força e capilaridade eleitoral de todo grupo”, afirma Érica.