O Governo do Estado, por meio da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), realizou, na noite de quinta-feira (31/10), a formatura dos alunos do Curso de Formação de Soldados (CFsd) de 2023. Após nove meses de aulas na Academia de Polícia Militar (APM) e mais 360 horas de Estágio Profissional Supervisionado (EPS) nas ruas da Grande Vitória, 932 novos soldados estão agora aptos para ingressar nas unidades operacionais de todo o Estado, reforçando a segurança e a proteção à sociedade. Ainda neste mês de novembro, mais mil candidatos aprovados no último concurso da PM começarão outro CFSD, conforme já autorizou o governador Renato Casagrande, que esteve na formatura dos 932 soldados.
A cerimônia de formatura foi realizada no Estádio Kléber Andrade, em Cariacica, e marcou a conclusão de um treinamento que preparou os alunos para as atividades de policiamento. O evento contou com a presença não só dos formandos e seus familiares, mas também de autoridades locais e policiais militares.
Em sua fala, o governador destacou o trabalho de reestruturação da Segurança Pública, que passou também pela recomposição do efetivo da PM: “Sou governador pela terceira vez e, desde o meu primeiro mandato, trabalhamos por melhorias nessa área. Em 2011, as forças de segurança estavam fragilizadas. Começamos um trabalho de recuperação até 2014. Em 2019, quando assumi pela segunda vez, a Polícia Militar havia passado por uma crise em 2017 e estava destroçada. E, de novo, iniciamos a reestruturação da Corporação com a aquisição de novos equipamentos e armamentos, melhoria da infraestrutura física e também na valorização dos nossos militares”, disse.
Casagrande prosseguiu: “Já participei de várias formaturas nas diversas forças de segurança. É a terceira solenidade desse tamanho, formando quase mil policiais. Sem contar as outras menores com 300, 400 e 500 formandos. Peço a Deus que me dê saúde para participar de mais uma no próximo ano com mais 1.000 policiais. Isso mostra um Governo equilibrado e uma política pública que dá resultado, já que podemos fechar o ano de 2024 com menos de 900 homicídios. Por isso, é importante registrar o trabalho de cada policial e também do programa Estado Presente em Defesa da Vida que dá resultado.”
O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, destacou que a turma de novos soldados representa o futuro da segurança pública. “É um investimento feito pelo Governo do Estado para aumentar a capacidade de atendimento da nossa Polícia Militar. Ou seja, o atendimento direto ao cidadão em muitas situações, sejam elas de crime, de suporte, ou de salvamento. Hoje, o policial sai da academia pronto para todas as situações. Só desejo muito sucesso a esses novos soldados e que vocês entendam o papel fundamental dos senhores na proteção da sociedade”, afirmou Damasceno.
Durante o Estágio Supervisionado, os alunos foram empregados em policiamento ostensivo a pé, motorizado e em operações de trânsito, demonstrando as habilidades adquiridas ao longo da formação na Academia de Polícia Militar (APM) e se destacando em diversas ocorrências que resultaram na prisão de criminosos evadidos do sistema prisional, na condução de indivíduos detidos em flagrante, além de apreensões de armas e drogas.
O comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, celebrou a conquista dos novos policiais militares e reforçou que esse é um passo importante para que a PMES continue a fortalecer sua presença e eficiência nas ruas do Espírito Santo. “Essa turma representa não apenas um reforço no efetivo, mas também um compromisso com a segurança da população capixaba. Estamos certos de que esses novos soldados farão a diferença nas comunidades em que atuarão.”
(Fotos: Hélio Filho/Secom)