O governador Renato Casagrande recebeu, na manhã desta terça-feira (29/10), no Palácio Anchieta, na Cidade Alta, em Vitória, o atual prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, e seu sucessor, Weverson Meireles –ambos do PDT. Foi o primeiro encontro do líder capixaba com dois de seus aliados políticos, depois da vitória de Weverson, no segundo turno das eleições municipais, realizadas no domingo (27/10). Wanderson, que foi secretário de Turismo deste terceiro governo Casagrande, foi eleito com 60,48% dos votos válidos (138.071 votos), enquanto seu opositor, o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos), ficou com 39,52% dos votos (90.227 votos).
Na conversa com os dois aliados, o governador reassumiu dois compromissos importantes com o povo serrano e que foram também pautados na campanha: a entrega do projeto do Centro de Convenções da Serra, em Carapina, com início das obras já na futura gestão de Weverson, e o Contorno de São Domingos – importante obra para a mobilidade urbana da região. A expectativa é que o Centro de Convenções custe R$ 100 milhões aos cofres públicos.
Já a assinatura do convênio do Contorno está prevista para o dia 26 de dezembro – Dia do Serrano –, segundo Weverson. As obras serão iniciadas na futura gestão. O Contorno de São Domingos vai ligar o primeiro trevo da entrada de Serra/Sede até a Avenida Audifax Barcelos.
Depois de receber Sérgio Vidigal e Weverson em seu gabinete, Renato Casagrande participou da cerimônia de Entrega da 9ª Edição do Prêmio Maria Luiza Dadalto, no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta. Após o evento, ele concedeu entrevista coletiva em que analisou a vitória do governo nas eleições municipais capixabas e da parceria que tem com Sérgio Vidigal e que terá com Weverson Meireles. Dos 78 municípios capixabas, candidatos a prefeito apoiados pelo governador venceram em 75. Vitória, Guarapari e Colatina foram as exceções: “É um resultado muito bom. Acho que a eleição foi boa porque foi uma eleição tranquila, equilibrada, com um debate. Aqui no Estado ninguém partiu para um nível de agressão ou de questionamento das instituições, como a gente já viu em outras eleições no Brasil”, frisou Casagrande.
Blog do Elimar Côrtes – Encerradas as eleições municipais, o senhor conseguiu eleger e ou reeleger a maioria dos prefeitos capixabas. Como avalia essa performance?
Renato Casagrande – É um resultado muito bom. Acho que a eleição foi boa porque foi uma eleição tranquila, equilibrada, com um debate. Aqui no Estado ninguém partiu para um nível de agressão ou de questionamento das instituições, como a gente já viu em outras eleições no Brasil. Então, primeiro, saudar a maturidade da democracia e das instituições brasileiras. Segundo, de fato, para nós que estamos governando e precisamos de apoio e de fazermos parcerias com as instituições municipais, pra gente poder ter uma eleição em que a grande maioria dos prefeitos, prefeitas são parceiros e parceiras do trabalho que a gente faz, isso fortalece muito a nossa ação. E como eu sou um governante municipalista, a gente transfere mais de 25% daquilo que investimentos em infraestrutura para os municípios todo ano. Isso [resultado das eleições] é a garantia de que nós vamos continuar fazendo chegar até as pessoas serviços e obras com mais rapidez, porque os municípios acabam tendo muito mais rapidez na aplicação desse recurso.
– O senhor ajudou a eleger Weverson Meireles como novo prefeito da Serra e hoje o recebeu em seu gabinete, junto com o prefeito Sérgio Vidigal. Como foi esse encontro?
– Começamos já a discutir o futuro governo do Weverson em termos das necessidades da Serra, daquilo que os governantes estão fazendo. Vamos continuar fazendo parceria e, com certeza, vamos dar sequência àquilo que a gente está fazendo com o prefeito Sérgio Vidigal, vamos iniciar novas parcerias com o prefeito Weverson. Mas eu quero saudar de fato o resultado da eleição na Serra, respeitando todos os candidatos que disputaram a eleição. Porém, todos já sabiam do meu compromisso com o projeto liderado pelo Sérgio Vidigal, ninguém entrou nesta eleição sem ter essa informação desde o primeiro momento, já disse que eu daria apoio ao projeto do Sérgio, ele candidato, ou o candidato que ele apoiasse. O prefeito Sérgio Vidigal tomou decisão corajosa, audaciosa, inovadora, apresentou um nome que não tinha disputado uma eleição ainda. Mas deu certo. Então, vão minhas homenagens e parabéns ao prefeito Sérgio Vidigal, faço aqui publicamente, que eu já fiz, pessoalmente, mas também vai o meu abraço, meus parabéns ao desempenho do Weverson, que é um jovem de 33 anos, que chegou a uma vitória importante na maior cidade do nosso Estado. Eu tenho certeza que ele vai conseguir agregar as forças políticas do município da Serra e fazer um grande trabalho e ele pode contar com o apoio do Governo do Estado.
– E uma das parcerias com a Prefeitura seria a construção do Centro de Convenções da Serra?
– Sim. O Centro de Convenções é uma das parcerias. Vamos receber nos próximos dias o projeto que está sendo elaborado pela Prefeitura. Vai ser uma obra do Governo do Estado. Está marcado para segunda-feira (04/11) para eu receber o projeto básico. Vamos fazer uma contratação de um Regime Diferenciado de Contratação de Forma Integrada, é uma RDCI. A empresa vencedora vai fazer o projeto executivo, tirar a licença ambiental e executar a obra. Então, na semana que vem a gente recebe o projeto da Prefeitura e, a partir daí, o DER [Departamento de Edificações e de Rodovias do Estado do Espírito Santo] vai tomar as providências para poder fazer a publicação do edital de contratação da empresa. O projeto já está pronto e caberá ao Estado a execução da obra, que deve ser concluída em 2026. A parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura da Serra é voltada para melhorias na qualidade de vida e mobilidade da população.
Temos ainda outras parcerias, como a obra em São Domingos, que a gente quer fazer em parceria com a Prefeitura, na região da Serra/Sede. Faremos a assinatura do convênio do Contorno de São Domingos, que deve ligar o trevo da entrada da Serra-Sede até a Avenida Audifax Barcelos. São obras importantes que a gente vai fazer em parceria com a Prefeitura Municipal para poder ajudar na qualidade de vida e mobilidade da população que mora na Serra.
– Tendo em vista todo o apoio do senhor prestado à candidatura do Weverson Meireles, a vitória dele é também uma vitória do Governo na Serra?
– Eu acho que nós não estamos avaliando a vitória, acho que a vitória é da população da Serra, que soube fazer uma eleição tranquila. Se fosse outro o prefeito eleito na Serra, teria minha parceria, mas a identidade que eu tenho com o Weverson é grande, porque ele foi meu secretário [de Turismo]. O Vidigal é outro parceiro, esteve comigo na campanha de 2022, quando eu fui reeleito governador. Então, isso tudo ajuda, mas é uma vitória acho que da população da Serra.