“Vou procurar, nos próximos quatro anos, trabalhar mais ainda para me superar”. Esta frase, dita na manhã desta quarta-feira (09/10) pelo prefeito de Cariacica, Euclério Sampaio (MDB), num leito do Hospital Meridional, onde se recupera de um princípio de pneumonia, reflete bem as características desse político que surpreendeu adversários com seu jeito simples, republicano, eficiente, aberto ao diálogo e empreendedor, que transformaram o município, até então considerado o ‘patinho feito’ da Região Metropolitana da Grande Vitória, como um dos mais desenvolvidos do Estado. Transformação, sobretudo, nos campos econômica e social.
O reflexo da transformação veio no domingo (06/10), quando Euclério foi reeleito com 168.771 votos conquistados nas urnas ainda no primeiro turno das eleições municipais. Essa quantidade de votos não só garantiu a reeleição do prefeito mais popular do Estado para governar Cariacica por mais quatro anos, como o colocou na condição de uma das maiores lideranças políticas do Espírito Santo. Dos quatro maiores colégios eleitorais capixabas – que incluem ainda Serra, Vila Velha e Vitória –, Euclério foi reeleito com o maior percentual de votos válidos: 88,41%. Ele derrotou a experiente professora Célia Tavares (PT), que alcançou 17.331 votos (9,08%), e o bolsonarista e uma espécie de ‘faz-tudo-que-o-senador-Magno-Malta-manda’, pastor Ivan Bastos (PL), que teve 4.788 votos (2,51%).
Nenhum outro prefeito eleito por voto popular jamais havia rompido a barreira dos 100 mil votos e nem chegado perto em Cariacica. Quem mais se aproximou, na verdade, foi o próprio Eucléiro Sampaio, que, em 2020, quando era deputado estadual, foi eleito prefeito com 95.356 votos (58,69% dos votos válidos), derrotando a mesma petista Célia Tavares, que obteve 67.111 votos (41,31%) naquele segundo turno.
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), neste ano de 2024 o Espírito Santo chegou à marca de 2.999.642 aptos a votar. Destes, 52% são do gênero feminino (1.571.096 eleitoras), 48% são do gênero masculino (1.427.808 eleitores), e 738 eleitores não informaram o gênero. Município com a maior população do Estado, Serra é o maior colégio eleitoral, com 362.524 eleitores. Na Grande Vitória, a Capital tem 266.570 eleitores; Cariacica tem 278.170 eleitores; Vila Velha conta com 345.228 aptos a votar; e Viana tem 54.289 eleitores.
Dos prefeitos da Grande Vitória, Arnaldinho Borgo (Podemos), de Vila Velha, alcançou 193.451 votos, o equivalente a 79,04% dos votos válidos, abaixo, portanto, do percentual conquistado por Eulério Sampaio. Lorenzo Pazolini (Republicanos), reeleito prefeito de Vitória, teve 105.599 votos (56,22%). A Serra terá segundo turno, marcado para o dia 27 de outubro, entre Weverson Meirelles (PDT), que conquistou 96.995 votos (39,66%), contra 61.649 votos (25,21%) de seu oponente, o deputado estadual Pablo Muribeca (Republicanos).
Euclério Sampaio nem precisou do próprio voto para vencer. No sábado (05/10), ele foi internado às pressas, no Hospital Meridional, no Trevo de Alto Laje, próximo à sede da Prefeitura Municipal, para cuidar de um princípio de pneumonia. Os médicos entenderam melhor que o prefeito permanecesse internado. Na terça-feira, ele foi submetido a uma série de exames, que concluíram por sua melhora, mas necessitando de cuidados médicos para permanecer recebendo medicação hospitalar. Do leito do hospital, no entanto, sob cuidado da esposa e dos filhos, ele acompanhou a apuração dos votos. Na noite de domingo, após a confirmação da vitória, a coordenação da campanha de Euclério enviou à imprensa mensagem dele de agradecimento à população de Cariacica e ao governador Renato Casagrande (PSB). Mensagem escrita pelo próprio prefeito:
“Agradeço primeiro a Deus pela vitória. E, claro, ao meu amado povo de Cariacica pela confiança em depositar em mim mais quatro anos de gestão. Fico emocionado com esse carinho do povo, porque tenho um caso de amor por Cariacica. Trabalhar por essa cidade e pelo nosso povo é um ato de paixão. Quando falo que ‘quem ama, cuida’, não é da boca para fora. Trabalho com amor. E isso se reflete, agora, numa vitória expressiva nas urnas, que mostra como o povo sorriu para as grandes conquistas dos últimos quatro anos: a Avenida Mário Gurgel [trecho municipalizado da BR-262], o Parque da Biquinha, a criação da Guarda Municipal, a Orla de Cariacica, as Escolas Cívico-Militares e tantas outras. Garanto ao povo de Cariacica que seguirei acordando muito cedo e trabalhando bastante para honrar os compromissos do meu novo plano de governo e avançar ainda na saúde, educação e segurança. Essa vitória é do povo de Cariacica! A vitória do trabalho duro, do resultado evidente, e de uma campanha que seguiu limpa, serena e com pé no chão. Agradeço também ao apoio incansável do governador Casagrande, esse grande amigo da cidade. Obrigado, obrigado e obrigado, sobretudo pelas orações nas últimas horas. Estou bem, estável, conversando, acompanhando a repercussão da vitória e, claro, emocionado. Que Deus nos abençoe!”
Na segunda-feira (07/10), Euclério Sampaio publicou um vídeo nas redes sociais para novamente agradecer a votação recebida. No vídeo, ele agradeceu a população de Cariacica pelos votos recebidos, que o elegeram para mais um mandato de quatro anos. “Estou passando aqui para agradecer de coração a esse povo maravilhoso da minha cidade, a todo o Espírito Santo, ao meu Deus que me dá força para caminhar…a minha família, aos nossos vereadores eleitos e todos que participaram do pleito”, declarou.
Euclério também agradeceu o apoio do governador Renato Casagrande (PSB) e afirmou que, dentro de dois a três dias, terá alta e estará nas ruas. “Vamos continuar construindo uma Cariacica cada vez melhor. Daqui (do hospital) estou coordenando as equipes para Cariacica não parar”.