Uma nova rodada da pesquisa Futura Inteligência, divulgada quarta-feira (11/09) pela Rede Vitória, confirma o favoritismo do prefeito Euclério Sampaio (MDB) para ser reeleito no primeiro turno se a eleição fosse hoje em Cariacica. De acordo com o levantamento, Euclério está na dianteira na estimulada e na espontânea. Na estimulada, ele tem 79,6% das intenções de votos, seguido da professora Célia Tavares (PT) com 6,8%, e do pastor Ivan Bastos (PL), com 2,5%. Os brancos e nulos são 5,9% e os indecisos, 5,2%.
A última pesquisa da Futura/Rede Vitória, que já apontava favoritismo de Euclério Sampaio para vencer no primeiro turno, foi divulgada em 22 de agosto. Nela, Euclério aparecia com 43,1% da preferência dos eleitores. O candidato à reeleição, entretanto, mantém a humildade e afirmou, na manhã desta quinta-feira (12/09), que o resultado faz com que ele trabalhe ainda mais como responsável pela atual gestão, fique animado com a campanha e se prepara, caso saia vencedor no pleito de 6 de outubro, para dar continuidade às importantes obras iniciadas em 2021, no primeiro ano de seu mandato:
“Primeiro, mais uma vez sou grato ao povo maravilhoso de Cariacica. Vou retribuir esse resultado parcial com mais trabalho. Não existe nada ganho. Uma eleição só se ganha quando o último voto do eleitor é computado. Temos muito trabalho pela frente a ser feito na cidade. Realizamos, nesses quatro anos de mandato, mais do que foi feito em Cariacica nos últimos 20 anos anteriores à nossa gestão”, afirmou Euclério Sampaio.
De acordo com a Pesquisa Futura/Rede Vitória, se houver segundo turno – o que é praticamente improvável a um mês das eleições, pelo resultados apresentados –, entre o prefeito e a candidata petista, Euclério ganha de Célia Tavares com 82% contra 8,3%, os brancos e nulos ficam em 5,1% e os indecisos em 4,6%. Contra Ivan Bastos, Euclério alcança 82,4% das intenções de voto, enquanto o candidato do PL faz 3,9%, os brancos e nulos ficam em 8,2% e os indecisos somam 5,6%.
Praticamente, prefeito não tem rejeição
Entre os candidatos de Cariacica, a mais rejeitada é Célia Tavares, que não seria votada em hipótese nenhuma por 41,5% do eleitorado, de acordo com a Futura. Em segundo lugar fica Ivan Bastos, que não seria votado por 35,2%. O prefeito Euclério Sampaio é rejeitado por apenas 4,8%.
Na pesquisa espontânea, quando é realizada sem ver as possibilidades de candidatos em Cariacica, 62,5% escolheram Euclério Sampaio para votar. Célia Tavares foi citada por 2,7% e 0,8% citaram Ivan Bastos. Na espontânea, os brancos e nulos foram 4,7%, outros candidatos foram citados por 0,7% e os indecisos somaram 28,6% dos entrevistados.
Metodologia
A Rede Vitória informa que foram realizadas 500 entrevistas, por telefone assistido por computador, entre os dias 2 e 6 de setembro de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,4 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número ES-03974/2024.