Mais de 9 mil pessoas compareceram no Centro de Vitória, no sábado (07/09), para assistir o desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência do Brasil. O desfile contou com a participação de 2.300 servidores civis e militares das forças de Segurança Pública do Estado e das Forças Armadas, além de 2.500 estudantes. Ao abrir o desfile, o governador Renato Casagrande (PSB) enalteceu o patriotismo do povo do Espírito Santo e afirmou, mais uma vez, que o Governo Estadual apoia as Prefeituras que desejarem implantar em seus municípios o modelo de Escolas Cívico-Militar, que, em Cariacica, alcançaram as melhores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (ldeb) 2023, indicador essencial para medir a qualidade da educação do Brasil
“Esta é uma data importante, em que comemoramos os 202 da independência do País. É necessário que a gente lembre da data e comemore, mas que possamos também reconhecer os desafios que temos ainda pela frente. A todo momento temos um debate intenso sobre democracia, sobre o papel das instituições. E num dia como hoje as pessoas discutem mais ainda e conversam sobre a independência do Brasil, alguns achando que nós já chegamos a uma independência boa, efetiva e eficiente, outras não. Então o que importa é que o sistema democrático, o sistema que o Brasil escolheu viver, precisa de aperfeiçoamento todos os dias, todo momento, todo instante, que as nossas instituições se fortaleçam cada vez mais”, afirmou o governador.
Casagrande prosseguiu: “A gente passou e passa por tensionamento entre as instituições e um dia de hoje é um dia de se comemorar os avanços e saber que a gente vai ter que continuar trabalhando para que alcancemos de fato, através das nossas instituições, todas as pessoas com bons serviços públicos e igualdade no nosso País”. O governador elogiou ainda a atitude das famílias que levaram crianças e para acompanhar o desfile, realizado na Avenida Beira-Mar:
“As pessoas adoram ver o desfile cívico-militar, os pais trazem os filhos, o que dá um sentimento de patriotismo e de amor ao Brasil muito forte. E que o nosso Estado possa ir se colocando cada vez mais numa posição de ser respeitado pelo resto do Brasil.”
Casagrande disse ainda que o Governo do Estado não tem projeto para implantar na rede estadual de ensino o modelo de Escolas-Cívico-Militar, que, na Grande Vit´poria,já existem em Cariacica, Vila Velha e Viana. Entretanto, ressaltou que o Executivo Estadual deu apoio a todas as Prefeituras que adoraram o modelo e que continuará apoiando: “A gente apoia as Prefeitura, mas o Governo do Estado não tem esse projeto. Nós estamos bem, na avaliação do Ideb. O Espírito Santo é o primeiro colocado na educação do ensino médio no Brasil, no modelo que a gente implementa. E nós apoiamos os municípios quando eles querem fazer implementação de Escola Cívico-Militar.”
Sobre o Desfile
A Polícia Militar levou para o desfile integrantes de cursos de formação em andamento na Academia de Polícia Militar do Espírito Santo (APM), tropas de unidades especializadas, viaturas, motocicletas, conjuntos de Cavalaria, Banda de Música e a Guarda-Bandeira. O público presente apreciou o início do desfile com a apresentação de duas aeronaves do Núcleo de Operações e Transporte Aéreo (NOTAer), da Secretaria da Casa Militar e uma aeronave da Marinha do Brasil que fizeram um sobrevoo pela Baía de Vitória.
Na sequência foi realizado o desfile aquático de embarcações Marinha, do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), do Corpo de Bombeiros Militar e do Aquaviário. Cinco Companhias participaram do desfile terrestre da Polícia Militar, formadas por alunos em formação no CFO, CHS, EAO e CFSD; integrantes do Batalhão de Ações com Cães (BAC); Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA); Companhia de Choque do Batalhão de Missões Especiais (BME) com atuação no controle de distúrbios civis e a Companhia de Operações Especiais (COE) com demonstração de entrada tática; além do Regimento de Polícia Montada (RPMont).
As crianças também foram destaque no desfile da Polícia Militar. Um pelotão formado por familiares de policiais militares representou as futuras gerações da Corporação. Participaram ainda integrantes do projeto cultural da Banda Júnior e do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência. Além da apresentação da Polícia Militar, desfilaram grupamentos formados por ex-combatentes de Forças Armadas, Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha, 38° Batalhão de Infantaria, Escola de Aprendizes-Marinheiros e Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros Militar, agentes da Polícia Civil, da Secretaria de Estado de Justiça e Guardas Municipais.
(Fotos: Rodrigo Zaca/Governo/ES)