No mesmo dia em que recebeu o resultado da pesquisa elaborada pela Futura Inteligência, em parceria com a Rede Vitória, que o coloca como favorito para vencer as eleições municipais ainda no primeiro turno, o prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), recebeu, na tarde desta sexta-feira (23/08), um inesperado apoio. Trata-se do apoio do Projeto Político Militar do Espírito Santo (PPMES), que reúne as quatro maiores entidades de classe da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Tradicionalmente, o PPMES, movimento político criado no início dos anos 2000, dá apoio a profissionais da segurança pública. E, em Vila Velha, o maior adversário de Arnaldinho é o coronel da Reserva Remunerada Alexandre Ramalho, que deixou o cargo de secretário de Estado da Segurança Pública em fevereiro de 2024 para ser candidato a prefeito de Vila Velha PL, partido o presidente Jair Bolsonaro.
O anúncio ao apoio a Arnaldinho Borgo foi feito pelo presidente do PPMES, tenente BM Fernandes, e representantes do grupo, durante reunião na sede da Associação dos Militares da Reserva (Aspomires), em Bento Ferreira, Vitória. O prefeito agradeceu e afirmou que, se reeleito no pleito de outubro, vai continuar trabalhando em conjunto com as demais forças de segurança pública:
“Fico feliz em ter o apoio das associações de classe do setor de segurança pública capixaba. Vila Velha avançou muito na estruturação da nossa Guarda Municipal e no fortalecimento da integração das forças de segurança pública. Agora, vamos avançar ainda mais. E tenho certeza que o Projeto Político Militar do Espírito Santo pode nos ajudar nessa missão de enfrentamento diário da criminalidade no município”, afirmou Arnaldinho, que, de acordo com a pesquisa da Futura, lidera com 62,4% as intenções de voto, contra o segundo colocado, Coronel Ramalho, que tem 5,6%.
O prefeito lembrou ainda que a segurança pública não se resolve apenas com Guarda Municipal e polícia. “Se resolve com ações e projetos que dão oportunidades às crianças e jovens, principalmente, em áreas de maior vulnerabilidade social. E nossa gestão tem esse olhar atento. Construímos 24 campos de futebol, 120 espaços de lazer, quadras poliesportivas, 16 novas escolas, seis novas Unidades Básicas de Saúde, entregamos a UPA de Riviera da Barra, e implantamos 68 núcleos esportivos nos bairros, atendendo 6.585 crianças, jovens e adultos diariamente”, pontuou Arnaldinho Borgo.
Ao destacar a parceria, o tenente BM Fernandes ressaltou que o Projeto Político Militar tem uma atuação estratégica, preocupado com os diferentes serviços oferecidos à população canela-verde, bem como fortalecer a valorização dos servidores de segurança pública para que eles possam desempenhar suas funções com mais eficiência e dedicação. “Somos mais de 30 mil militares que estão na ativa, inativa e pensionistas e estamos apoiando candidatos em todo o Espírito Santo. Em Vila Velha, nosso candidato é Arnaldinho para que a cidade possa se desenvolver e avançar cada vez mais”, ressaltou.
O Projeto Político Militar reúne a Associação dos Bombeiros Militares (ABMES), a Associação das Praças da Polícia e Bombeiro Militares do Espírito Santo (ASPRA-ES), a Associação dos Militares da Reserva (Aspomires) e a Associação de Subtenentes e Sargentos (ASSES). Já ajudou a eleger diversos militares, como o agora deputado federal Josias Da Vitória – quando ele foi eleito deputado estadual por três mandatos consecutivos, a partir de 2007, e na disputa à Câmara Federal –, o deputado estadual Capitão Assumção (PL), que tem o apoio do grupo na disputa à cadeira de prefeito e Vitória deste ano, dentre outros. Do grupo de entidades de classe que compõem o Projeto Político, está de fora a Associação dos Oficiais Militares (Assomes).



