Sem resultados
Ver todos os resultados
sábado, 19 julho, 2025
  • Login
Blog do Elimar Cortes
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Nprincipal

Bruno Fritolli: as idas e vindas de um juiz

1 de agosto de 2024
dentro Nprincipal, Segurança Pública
Bruno Fritolli: as idas e vindas de um juiz
2.1k
COMPARTILHAMENTOS
5.9k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe

O juiz Bruno Fritoli Almeida, preso nesta quinta-feira (01/08), numa operação do Gaeco, do Ministério Público Estadual, tem um histórico de idas e vindas no Judiciário capixaba. Aprovado no concurso de 2011, somente em julho de 2024 ele conseguiu se fixar, de novo, no Tribunal de Justiça. Isso foi graças a uma decisão liminar do corregedor Nacional de Justiça, ministro Luís Felipe Salomão. Assim, o Conselho Nacional de Justiça anulou a decisão do Tribunal de Justiça do Espírito Santo, que havia que exonerado o juiz Bruno depois de oito anos de exercício da magistratura por supostas irregularidades cometidas para fazer o concurso.

Em 24 de abril de 2024, Bruno Fritoli ingressou com Ação Rescisória perante o Tribunal Regional Federal II em face da Fundação Universidade de Brasília – FUB-UnB e do Estado do Espírito Santo, pendente de julgamento de mérito. “Considerando não apenas a situação fática do requerente, de seu exercício regular da magistratura por mais de oito anos, como pela necessidade de observância das prerrogativas constitucionais conferidas pelo vitaliciamento, entendo que o Ato TJES n. 534/2023, de 17/11/2023, deve ser anulado para que o TJES aguarde a solução definitiva e julgamento da Ação rescisória”, pontuou o ministro Luís Felipe Salomão na decisão.

A liminar mantinha Bruno Fritoli no cargo de juiz até o trânsito em julgado. O magistrado tomou posse como juiz substituto em 6 de maio de 2015 por decisão da Justiça Federal na ação movida por ele em desfavor do CESP/FUB, sob fundamento de que houve violação ao princípio da vinculação ao edital na etapa da prova oral do concurso público a que ele se submeteu. A sentença favorável a Bruno foi datada de 30 de março de 2015 expedida pela 4ª Vara Federal Cível, para anular a prova oral e determinar ao CESPE que realize nova prova oral com observância do edital. Em 28 de abril de 2015, a Justiça Federal acolheu os Embargos de Declaração do autor para declarar nulas apenas duas questões não previstas no edital e atribuir pontuação máxima ao candidato, antecipando os efeitos da tutela para garantir sua nomeação como juiz.

A liminar foi cassada em 7 de março de 2018, mas Bruno Fritoli interpôs um recurso no dia 14 daquele mesmo mês junto à Comarca de Alto Rio Novo, no qual sustentou, em resumo, a não observância às regras do edital na aplicação de prova oral em concurso para o cargo de juiz substituto do Estado do Espírito Santo, assim como superveniência de vitaliciamento no referido cargo em 29/05/2017 por meio da Resolução n. 12/2017 do Conselho da Magistratura (dois anos de efetivo exercício após a nomeação). O juiz da Comarca concedeu decisão favorável.

Entre muitas idas e vindas, tanto na Justiça Estadual quanto Federal, em 17 de novembro de 2023 foi publicado o Ato TJES n. 534/2023 que revogou o Ato TJES n. 658/2018, que havia renomeado Bruno Fritoli Almeida no cargo de juiz substituto do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo. Este último ato, de “desnomeação”, é que em julho de 2024 foi anulado pelo corregedor do CNJ até o julgamento de mérito de ação na Justiça Federal.

 

 

Post Views: 621
Compartilhe823Enviar
Facebook Instagram Youtube

Copyright © 2024 Augusto Assis

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato

Copyright © 2024 Augusto Assis