O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, anunciou na noite de sexta-feira (31/07), em entrevista ao ‘Programa Pingos nos Is’, da Rádio Jovem Pan, a realização de um novo concurso na Polícia Federal com 2 mil vagas. Segundo ele, o Governo Federal já vem desenvolvendo estudos para a
realização do concurso:
“A partir de uma reunião que tivemos esta semana, eu, o Presidente da República (Jair Bolsonaro) e o ministro (da Economia) Paulo Guedes, nós estamos preparando os trâmites internos para abrirmos um concurso com cerca de duas mil vagas para a Polícia Federal”, anunciou Mendonça.
Ele assegurou que a PF terá o maior efetivo da história para combate ao crime organizado e com foco nas regiões de fronteira do País.
“Nós queremos melhorar a atuação nas áreas de fronteira e também na região da Amazônia Legal, no combate ao desflorestamento e à criminalidade ambiental”, acrescentou o ministro.
A última seleção da Polícia Federal aconteceu em 2018 e ofereceu 500 vagas para de Delegado, Perito Criminal, Agente, Escrivão e Papiloscopista. No entanto, logo depois de tomar posse, o presidente Bolsonaro autorizou a chamada de mil candidatos aprovados naquele certame..
Desta vez, a direção da Polícia Federal solicitou ao Ministério da Economia 1.508 vagas, sendo que, destas, 1.000 são destinadas a cargos policiais, enquanto as outras 508 são para cargos administrativos. Porém, com a declaração do ministro Mendonça, o quantitativo será maior, mas ainda não foi definido. De acordo com as falas do ministro da Justiça,, serão ao menos 200 vagas para o cargo de Delegado Federal.
No pedido formulado anteriormente pela direção da PF, os cargos ficariam assim distribuídos:
Carreira policial
· Delegado – 100 vagas
· Agente – 540 vagas
· Escrivão – 300 vagas
· Papiloscopista – 60 vagas
Carreira administrativa
· Agente Administrativo – 349 vagas
· Médico – 65 vagas
· Administrador – 21 vagas
· Técnico em assuntos educacionais – 13 vagas
· Odontólogo – 11 vagas
· Assistente Social – 10 vagas
· Técnico em Comunicação Social – 3 vagas
· Contador – 9 vagas
· Arquivista – 8 vagas
· Psicólogo – 5 vagas
· Estatístico – 4 vagas
· Economista – 3 vagas
· Enfermeiro – 3 vagas
· Engenheiro – 1 vaga
· Farmacêutico – 1 vaga
· Nutricionista – 1 vaga
· Bibliotecário – 1 vagas