O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi homenageado na sexta-feira (05/07) na Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), onde recebeu a Ordem do Mérito Domingos Martins, no grau Grã-Cruz, maior honraria oferecida pelo Legislativo capixaba. A cerimônia, seguida de um almoço, contou com a presença de várias autoridades e representantes de Poderes do Estado. O presidente da Ales, deputado Marcelo Santos (União Brasil), valorizou a homenagem e afirmou que a atuação equilibrada de Mendonça no STF serve de exemplo. À tarde, o ministro participou do ‘Simpósio Internacional Compliance e Eleições: A Integridade da Democracia’, no auditório do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo, realizado pela Associação Espírito-Santense do Ministério Público (Aesmp) e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).
“O ministro André Mendonça é uma figura muito importante no Estado brasileiro. Nós, nesse momento de oportunidade, aproveitamos para poder dizer que o Espírito Santo está muito feliz com as decisões, com a coerência e com a técnica que todas as decisões dele são proferidas. É muito importante receber um ministro do quilate do André Mendonça”, disse o presidente da Ales.
O ministro André Mendonça agradeceu a homenagem e destacou os avanços do Espírito Santo na gestão das contas públicas e na governança. “O Espírito Santo é um dos grandes Estados, é um modelo para o País em governança pública e cuidado com as contas públicas. Um Estado que tem se desenvolvido muito, fruto do trabalho do seu povo e uma união de esforços dos Poderes que o integram”, opinou o ministro.
André Mendonça tomou posse como ministro do STF em 2021 e recentemente também foi empossado como ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Durante a visita ao Estado, o ministro também participou de um evento no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES), na Praia do Suá, em Vitória. Entre os convidados da solenidade da Ales estavam autoridades como o presidente do Tribunal de Contas (TCE/ES), Domingos Augusto Taufner; o procurador-geral de Justiça do Estado, Francisco Martínez Berdeal; e o desembargador Pedro Valls Feu Rosa.
Homenagem
A Ordem do Mérito Domingos Martins, instituída pela Resolução 1.390, de 10 de outubro de 1984, é destinada a agraciar personalidades e instituições, nacionais ou estrangeiras que, a juízo da Mesa Diretora, se tenham distinguido pela notoriedade de seu saber, cultura e por serviços de excepcional relevância prestados à comunidade espírito-santense.