O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou, no início da manhã desta terça-feira (02/07), a licitação para elaboração do projeto executivo de infraestrutura do Monumento Natural Morro do Moreno, em Vila Velha. A obra prevê construções de pórtico, guarita, recepção, estacionamento, playground, restaurante e de dois mirantes. O investimento é de R$ 14 milhões, em parceria com a Prefeitura Municipal.
“Hoje é o dia D de Vila Velha. Começamos aqui logo cedo no Morro do Moreno, autorizando as obras com o sol nascendo. Mais tarde vamos autorizar as obras das galerias do Canal da Costa e da nova orla de Ponta da Fruta até Interlagos. Nosso desejo é fazer a ligação desde a Praia d’Ulé até o Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa. Estamos fazendo uma verdadeira revolução em Vila Velha com grandes investimentos, sempre em parceria com a Prefeitura. Estamos transformando a cidade que é o berço da colonização do nosso Estado do Espírito Santo”, afirmou o governador.
O convênio assinado permitirá que o Município contrate a empresa que vai viabilizar as condições ideais de segurança das atividades no local e de proteção ambiental ao patrimônio. Atualmente, os acessos ao monumento são realizados de duas formas: através de uma estrada de terra, que possibilita o acesso de veículos de tração nas 4 rodas até próximo ao topo, a pé e de bicicleta; ou pelas diversas trilhas entre a vegetação.
A adequação prevê uma edificação localizada no início da rua Xavantes para recepção de turistas e visitantes, destinada a conscientização ambiental e suporte aos usuários. Além disso, estão previstas as instalações de mirantes e guarda-corpos em áreas de contemplação. O decreto municipal nº 6.447, de 19 de maio de 2021, instituiu o Monumento Natural Morro do Moreno e, junto à homologação do Plano de Manejo, estão sendo implementadas medidas e programas que garantam o potencial ambiental e turístico da área.
Sobre a nova orla de Ponta da Fruta até Interlagos, trata-se da requalificação urbana da orla de Vila Velha que tem início nesta terça-feira. Vai ser o anúncio da licitação das obras que vão modificar os 6,5 quilômetros de orla no trecho que contempla Nova Ponta da Fruta, Ponta da Fruta e Interlagos, e a pavimentação e drenagem de ruas e avenidas do entorno. A solenidade será realizada na avenida Antônio Leite, número 224, em Ponta da Fruta.
A obra, em parceria com o Governo do Estado, trará mais infraestrutura para os bairros, como pavimentação, drenagem e urbanismo, com implantação de ciclovia, beneficiando diferentes avenidas e ruas, além da construção de equipamentos públicos de lazer na orla de Ponta da Fruta. Um investimento estimado superior a R$ 45 milhões.
A requalificação de todos os 32 quilômetros da orla da cidade ainda terá obras em outros dois trechos que serão anunciados em breve. O Trecho 2, os bairros Interlagos, São Conrado, Barra do Jucu e Jockey de Itaparica; e o Trecho 3, os bairros Praia de Itaparica, Praia de Itapuã e Praia da Costa, único que já possui orla urbanizada.
E mais: depois da abertura do Canal da Costa, no trecho embaixo da Terceira Ponte, para limpeza e desassoreamento do Canal, a Prefeitura de Vila Velha e o Governo do Estado vão realizar o fechamento (tamponamento) do canal. O Programa Alagamento Zero realiza a limpeza dos canais e galerias da cidade com o objetivo de desobstruir o caminho das águas pluviais, para que não haja interrupção no fluxo das águas da chuva até as estações de bombeamento. No Canal da Costa (trecho embaixo da Terceira Ponte), o serviço foi iniciado pelo Estado e posteriormente, assumido pelo município dentro do Programa.
A próxima etapa que dá continuidade a melhoria urbana na região é o tamponamento do Canal da Costa. Concluída a cobertura, o local receberá infraestrutura para esporte e lazer. A construção do parque linear sobre o Canal da Costa vai abranger a implementação completa da infraestrutura urbana com a instalação de novos equipamentos públicos, como quadra poliesportiva, parquinho infantil, estacionamento e “pracão” (espaço para pets).